Terça, 15 de Julho de 2025
15°

Parcialmente nublado

Jeremoabo, BA

Exclusivas CRÔNICA

PAPO ABERTO: A importância da Escola no desenvolvimento cultural do aluno

a reflexão da noticia

27/02/2023 às 22h48 Atualizada em 28/02/2023 às 19h47
Por: Pedro Son Fonte: redação (Pedro Son)
Compartilhe:
PAPO ABERTO: A importância da Escola no desenvolvimento cultural do aluno

A importância da Escola no desenvolvimento cultural do aluno

Por: Pedro Son

Já tinha preparado outro tema para este papo que a gente sempre faz no início do programa.

Após mais uma derrota do Bahia, desta vez no campeonato baiano, um time juvenil, meio entristecido... fico triste com a derrota de qualquer categoria... comecei a ver Luciano Hulk.

E aí, num quadro musical, Luciano apresentou a cantora Luisa Sonja, uma cantora e compositora brasileira que iniciou sua carreira em 2014 com covers de músicas famosas no YouTube que ganhou notoriedade.

Mas o que chamou mesmo a atenção foi a história dela.

Determinado momento apareceu a mãe dela.

E ao contar como foi o início dela, ela falou da Escola que ela estudava, numa cidadezinha do Rio Grande do Sul, pequena, 8 mil habitantes.

E começou a destacar o papel da Escola na difusão da cultura, na realização de festivais anuais de arte e cultura... festivais da canção...

Num desses festivais, Luisa Sonja, com 7 anos, chamou atenção de um jurado que era dono de uma Banda Musical.

Ficou tão encantado que levou Luisa, com 7 anos, a participar de sua banda.

E aí foi só crescendo...

Mas, aqui paro a história para dar ênfase a uma coisa que sempre achei e disse como importante: o papel da escola na cultura e na história de uma cidade.

A Escola tem uma responsabilidade imensa na manutenção da cultura popular, no dar conhecimento a novas culturas, mas na preservação das culturas locais.

Trazer o novo, sem deixar que as culturais locais sejam eliminadas... e aí eu falo sim, do forró, da música popular, das cultura quilombola, da cultura sertaneja (o vaqueiros, as vaquejadas, as pegas de boi, etc.)

Depois a responsabilidade de encaminhar estes jovens pelos caminhos do fazer cultura... ser artista... ser protagonista... ser cantor, compositor, poeta, etc.

 Escola tem que redobrar sua atenção para a CULTURA. Para a preservação da história local. Queremos conhecer a seringueira e o cacau, mas queremos estudar o umbuzeiro, a quixabeira, o juazeiro...

A cultura pode ser um dos maiores vetores de emprego e renda num município.

Cabe um projeto de apoio aos artistas, aos fazedores de cultura, ao artesanato, a cultura popular, ao teatro... projeto que deve partir da gestão sim... Educação e Cultura juntos podem transformar a realidade tantos jovens...

Como dizia o poeta, … A gente não quer só comida, A gente quer comida, Diversão e arte

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Maria Aparecida Vieira DiamondHá 1 mês Florida USAPedro ,que trabalho lindo vc faz para nossa Bahia Sou neta da família Vieira do povoado Jua .e como é importante a vida escolar na vida de uma criança isso me chamou muito atencao . Hoje eu sou casada com um médico americano (Gastroenterologista) e vivo na Flórida USA Vou acompanhar sempre que posso vc . O nosso abraço .
J. Cícero AlvesHá 2 anos são josé dos campos - sp De fato, a promoção da arte e da cultura popular deveria ser prática comum nas escolas. De acordo com o Art. 1º da Lei 9.394/96 (LDB) a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem, entre outros, na vida familiar, na convivência humana, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais. E o Art. 3º, inc. II da mesma lei determina como princípio do ensino a divulgação da cultura e da arte. Infelizmente nem todas as escolas do país contemplam tais princípios.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias