Na última quinta-feira, 23.02.2023, foi realizada a 2ª. sessão ordinária do ano, que teve como assuntos dominantes água, iluminação pública e saúde.
Os grandes temas e problemas da população devem ser discutidos sem paixões contra ou a favor, mas com o espírito de encontrar soluções.
Aliás, neste sentido, quero destacar a postura da vereadora Albertina que tocou num ponto em que já existem muitos comentários negativos e conclamou o pessoal responsável a efetuar uma limpeza do mato da cidade. “Olhe para a cidade, hoje andando pelas ruas, a quantidade de mato... precisamos de um mutirão para limpar nossa cidade”, disse.
Bonita atitude! Corajosa! E este reconhecimento não a deixa mais pequena. Muito pelo contrário, a torna mais forte. Reconhecer o problema é com certeza encontrar solução mais rápida.
Quanto a questão da água não há novidade! Já faz algum tempo que as reclamações são generalizadas com relação ao abastecimento de água em Jeremoabo. E as reclamações são variadas: poços quebrados, falta de abastecimento com carro pipas, prioridades por questões políticas, etc.
Água é imprescindível para a vida humana. Dói no coração vê as pessoas pedindo até pelo amor de Deus um pouco de água.
Na Câmara, como sempre, a argumentação, a defesa e o ataque dependem muito de que lado da bancada está o vereador: situação ou oposição.
Para os vereadores de situação, a solução da questão da água não é só responsabilidade do prefeito, mas se deve unir as bancadas de deputados votados aqui, e até governos municipal e federal. O vereador Zé miúdo chegou a indicar a responsabilidade de Tista, líder político da oposição.
Os vereadores de oposição contestam a divisão de responsabilidades chegando a apontar o gestor como responsável direto. O vereador Antonio Chaves chegou a comentar que quem recebe os recursos é o gestor e porisso sua responsabilidade direta.
O vereador Neguinho lembrou dos carros pipas do Exército que já não abastece mais, segundo ele, por falta de informações da gestão.
O vereador Jairo defendeu o repasse da gestão dos poços para as comunidades e disse que é hora de união para encontro de soluções.
A questão de água, volto a dizer, é imprescindível para a vida humana. É preciso resolvermos o problema. Vi muita citação da EMBASA, por exemplo, mas não esqueço que a renovação da concessão foi feita há pouco tempo e sem muito questionamento.
O outro ponto, a iluminação, a coisa tá feia... ou melhor a coisa tá escura... nossa cidade está escura realmente... Foram apontados vários locais que precisam urgentemente de troca de lâmpadas
Quanto a saúde, as reclamações continuam quanto ao atendimento no Hospital, desde a questão da UTI móvel até a recusa em atendimento a pessoas que chegaram por exemplo, com braço quebrado, e não foi autorizado raios x.
Destaco que são falas de vereadores que tem fé pública.
A sessão foi transmitida na íntegra pelo youtube da Câmara Municipal de Jeremoabo. É so conferir.
Mín. 15° Máx. 23°