A prefeitura de Adustina-BA, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou uma nota, afirmando que na última segunda-feira (02), foi confirmado o primeiro caso da Monkeypox (Varíola dos Macacos).
O paciente foi identificado como um jovem de 23 anos, que apresenta lesões na pele desde o dia 10 de novembro, 19 dias após chegar do estado de São Paulo.
Somente no último dia 21.12 procurou a Secretaria Municipal de Saúde, período em que entrou em isolamento domiciliar, aguardando a cicatrização das lesões.
A confirmação para a doença em questão se deu através do resultado do exame feito pelo Laboratório Central do Estado (LACEN).
A Vigilância Epidemiológica chama a atenção para o surgimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios, feridas na pele (em qualquer parte do corpo), feridas nos órgãos genitais (dor ou sangramento anal), feridas na boca, inchaço dos gânglios (íngua).
Caso surja algum desses sintomas, o paciente deverá procurar uma Unidade de Saúde para atendimento e orientações pertinentes.
Mín. 18° Máx. 36°