Quarta, 01 de Dezembro de 2021
35°

Poucas nuvens

Jeremoabo - BA

Saúde Bahia

Policlínicas de Brumado e Ribeira do Pombal serão inauguradas nos dias 2 e 9 de Julho, respectivamente

O governador Rui Costa anunciou a entrega dos equipamentos nesta quarta-feira (30), em entrevista para uma rede de rádios formada por emissoras das duas regiões.

01/07/2021 às 09h16 Atualizada em 01/07/2021 às 09h58
Por: Pedro Son Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Compartilhe:
Policlínica regional em Ribeira do Pombal - Foto: Divulgação
Policlínica regional em Ribeira do Pombal - Foto: Divulgação

Duas novas policlínicas de saúde irão reforçar o sistema de atendimento da Bahia nos próximos dias. Na sexta-feira (2), será inaugurada a unidade da região de Brumado, a 18ª entregue pelo Governo do Estado desde 2017. Uma semana depois, no dia 9 de julho, será a vez da população da região de Ribeira do Pombal ter acesso a atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades.

O governador Rui Costa anunciou a entrega dos equipamentos nesta quarta-feira (30), em entrevista para uma rede de rádios formada por emissoras das duas regiões. “São equipamentos importantíssimos que completam a estrutura de que nós estamos fazendo ao longo desses anos. O objetivo é dar suporte às pessoas que vão no posto de saúde e depois precisam fazer o exame para dar continuidade ao diagnóstico. Lá, como nas outras policlínicas já implantadas, a população será atendida com o que há de melhor e mais moderno para diagnóstico, com equipamentos de alta qualidade, encontrados nos melhores hospitais particulares”, afirmou Rui.

O governador explicou que o Governo do Estado construiu as policlínicas e irá arcar com 40% dos custos de manutenção. “Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Sendo que cada município pagará de forma proporcional a sua população”.

Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, as entregas serão restritas à imprensa, aos prefeitos das regiões e autoridades. “Gostaríamos muito de convidar a população inteira para fazer um grande ato, como foram as inaugurações antes, mas o momento não permite. A população poderá acompanhar as entregas de casa. Nós vamos transmitir nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube”, concluiu Rui.

Policlínica em Ribeira do Pombal

A nova unidade de saúde vai beneficiar a população de 16 cidades que integram o Consórcio de Saúde Nordeste II, do qual fazem parte Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto e Tucano.

A policlínica será do tipo II, composta pelas Unidades Funcionais de Atendimento Ambulatorial, Apoio diagnóstico e Terapia (Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ressonância Magnética, Endoscopia, Ergometria, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Eletroencefalograma), tratamento do pé diabético e coletas laboratoriais, sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Policlínica em Brumado

Com 3.200 metros quadrados de área construída, a policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais.

Os municípios beneficiados integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, formado, além da cidade que dá nome à entidade, por Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Policlínicas regionais

Ao todo, a Bahia terá 25 policlínicas regionais de saúde, incluindo duas em Salvador, nos bairros de Narandiba e Escada. Com as de Brumado e Ribeira do Pombal, serão 19 unidades em funcionamento, que oferecem atendimento à população das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras e Eunápolis. Ainda serão contemplados com o funcionamento de policlínicas regionais os municípios de Salvador (Escada e Narandiba), Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde.

Repórter: Tácio Santos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias