Domingo, 21 de Julho de 2024
13°

Parcialmente nublado

Jeremoabo, BA

Exclusivas JORNADA DA JUVENTUDE

Jornada da Juventude reúne mais 350 jovens em Ribeira do Pombal BA

"a juventude é uma semente"

29/08/2022 às 13h57 Atualizada em 01/09/2022 às 06h23
Por: Pedro Son Fonte: redação
Compartilhe:
Jovens reunidos. Crédito: Pedro Son
Jovens reunidos. Crédito: Pedro Son

Por: Pedro Son

Dias 27 e 28.08.2022, na Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal foi realizado um Encontro com jovens. Denominado “Jornada da Juventude”, o evento reuniu mais de 300 jovens, de várias cidades, unindo três territórios de identidade: Semiárido Nordeste II, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano.

Com a organização da Pastoral Rural, de Sindicatos e da própria Escola, o ato teve o objetivo de realizar uma grande confraternização com os jovens e refletir sobre os anseios e sonhos da juventude.

Muita animação, muita discussão e muita música marcou a Noite Cultural no dia 27, onde todos dançaram, cantaram, declamaram poesias e transformou tudo numa grande festa, tendo também apresentação especial do Toré dos índios kiriris de Banzaê e das meninas do samba de Tucano, além de outros talentos.

No segundo dia, o Mestre Tiago Pereira, fez uma análise de conjuntura política e contexto demonstrando pela história política do País respostas a alguns questionamentos como “quem somos”? “onde estamos?” “o que queremos?”.

O ponto principal foi a elaboração da Carta Aberta dos Jovens, construídas por eles com propostas para solução de inúmeros problemas que sofre o segmento.

Na abertura da Carta, disseram que “Nós, jovens do semiárido baiano, com representação dos territórios Semiárido Nordeste II, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano, reunidos em assembleia, na Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal-Bahia, na 2ª Jornada da Juventude, esperançosos por novos tempos para a sociedade brasileira e baiana, resolvemos entregar aos candidatos e aos capazes de serem instrumentos comprometidos com a concretização destas propostas, essa carta aberta para expressar nossas angústias, sonhos e esperanças”.

Em seguida, uma reflexão sobre o momento demonstra o estado de espírito na análise do momento que vivemos: “Considerando a atual conjuntura onde o sistema capitalista, perverso e cruel explora e concentra a renda, sustentado por um neoliberalismo que escolhe aumentar a riqueza de quem tem mais às custas de retirar direitos de quem tem menos e provocando intensa desigualdade, a volta do Brasil ao mapa da fome, o aumento de preços, redução de investimentos na educação e saúde, desemprego e falta de oportunidades e a desvalorização do salário-mínimo.

Os primeiros s receberem as propostas foram os candidatos a Deputado Federal, Josias Gomes e a Deputada Estadual, Fátima Nunes, que estiveram presentes no fechamento do Encontro dirigindo palavras de motivação à juventude.

P.S. agradeço ao convite pois também fiz minha participação cantando e tocando músicas reflexivas e uma homenagem especial a Raul Seixas..

CLIQUE AQUI PARA LER A CARTA NA ÍNTEGRA 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias