Por: Pedro Son
Dias 27 e 28.08.2022, na Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal foi realizado um Encontro com jovens. Denominado “Jornada da Juventude”, o evento reuniu mais de 300 jovens, de várias cidades, unindo três territórios de identidade: Semiárido Nordeste II, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano.
Com a organização da Pastoral Rural, de Sindicatos e da própria Escola, o ato teve o objetivo de realizar uma grande confraternização com os jovens e refletir sobre os anseios e sonhos da juventude.
Muita animação, muita discussão e muita música marcou a Noite Cultural no dia 27, onde todos dançaram, cantaram, declamaram poesias e transformou tudo numa grande festa, tendo também apresentação especial do Toré dos índios kiriris de Banzaê e das meninas do samba de Tucano, além de outros talentos.
No segundo dia, o Mestre Tiago Pereira, fez uma análise de conjuntura política e contexto demonstrando pela história política do País respostas a alguns questionamentos como “quem somos”? “onde estamos?” “o que queremos?”.
O ponto principal foi a elaboração da Carta Aberta dos Jovens, construídas por eles com propostas para solução de inúmeros problemas que sofre o segmento.
Na abertura da Carta, disseram que “Nós, jovens do semiárido baiano, com representação dos territórios Semiárido Nordeste II, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano, reunidos em assembleia, na Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal-Bahia, na 2ª Jornada da Juventude, esperançosos por novos tempos para a sociedade brasileira e baiana, resolvemos entregar aos candidatos e aos capazes de serem instrumentos comprometidos com a concretização destas propostas, essa carta aberta para expressar nossas angústias, sonhos e esperanças”.
Em seguida, uma reflexão sobre o momento demonstra o estado de espírito na análise do momento que vivemos: “Considerando a atual conjuntura onde o sistema capitalista, perverso e cruel explora e concentra a renda, sustentado por um neoliberalismo que escolhe aumentar a riqueza de quem tem mais às custas de retirar direitos de quem tem menos e provocando intensa desigualdade, a volta do Brasil ao mapa da fome, o aumento de preços, redução de investimentos na educação e saúde, desemprego e falta de oportunidades e a desvalorização do salário-mínimo.
Os primeiros s receberem as propostas foram os candidatos a Deputado Federal, Josias Gomes e a Deputada Estadual, Fátima Nunes, que estiveram presentes no fechamento do Encontro dirigindo palavras de motivação à juventude.
P.S. agradeço ao convite pois também fiz minha participação cantando e tocando músicas reflexivas e uma homenagem especial a Raul Seixas..
Mín. 15° Máx. 28°