Quinta, 27 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Jeremoabo - BA

Exclusivas QUILOMBOLAS

Comunidades quilombolas jeremoabenses celebraram a Consciência Negra (atualizado)

mais uma grande festa realizada pela comunidade negra

29/11/2021 às 12h07 Atualizada em 29/11/2021 às 14h33
Por: Pedro Son Fonte: redação
Compartilhe:
Comunidades quilombolas jeremoabenses celebraram a Consciência Negra (atualizado)

Pedro Son. A cada ano, as comunidades remanescentes de quilombos de Jeremoabo BA realizam sua festa anual dentro do novembro Negro que reflete a Consciência Negra. Há dois ano que a festa não era realizada. Ontem (28), a comunidade Brejinho recebeu a caravana de todas as comunidades (são doze reconhecidas oficialmente pela Fundação Palmares e mais outras seis buscando seu reconhecimento), num público estimado em mais de 500 pessoas.

Momentos grandiosos de confraternização, celebração, reflexão e muita atividades cultural, e que teve como inovação a realização do I Torneio de Futebol Quilombolas, iniciado na tarde do dia 27 e que terminou tendo a equipe do Juazeiro dos Capotes como campeã; Viração como vice-campeã e Casinhas como terceira colocada. Um ensaio para o Campeonato de comunidades quilombolas que deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem.

Várias apresentações marcaram o evento como apresentações de danças pelas comunidades; apresentações de zabumbas e pandeiros; povo da Umbanda de seo Abílio da Baixa da Lagoa; as poesias de Antonio Poeta, Joseane e Jucélio e o som de Swing Doido e Luis da Pisadinha. Especialmente convidada tivemos a apresentação do Bumba meu boi da comunidade Ouricuri, de Novo Triunfo BA que também busca seu reconhecimento.  

A celebração religiosa ficou a cargo do Padre Sivanildo, oriundo das comunidades quilombolas e recém-ordenado.

Diferente de outros anos, não tivemos a passeata pelas ruas da cidade!

O evento foi organizado pelo Conselho de Comunidades quilombolas e teve apoio da Prefeitura Municipal de Jeremoabo BA, entidades como Arcas e Aghenda, Câmara de Vereadores de Jeremoabo e mandatos do Deputado Federal Walmir Assunção, Deputada Estadual Fátima Nunes. Visitando o evento esteve o MST e a candidata a Deputada Estadual Lucinha.

Participaram do evento as comunidades de Brejinho (anfitriã), Tapera, Barroca, Baixa dos Quelés, Baixa da Lagoa, Olhos D’agua, Viração, Ciriquinha, Juazeiro dos Capotes, Catuabo, Caboclos Adriana, Sitio Alagoinhas, Bananeirinha, Tranqueira, Baixão de Cima e Serra do Noel, além de convidados de outras comunidades, apoiadores do movimento e defensores do movimento.   

A Prefeitura Municipal participou com as Secretarias de Ação social que promoveu café da manhã, lanche para todos e oficinas de beleza; a Secretaria de Infraestrutura preparou o campo onde disputado o torneio; a Secretaria de Educação cedeu o som e a Secretaria de Saúde também esteve presente..

Daqui a pouco todas as fotos do evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias