Domingo, 28 de Novembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Jeremoabo - BA

Geral BEATIFICAÇÃO

Tucano BA: Evento pela beatificação do Padre José Gumercindo ocorre dias 27 e 28.11.2021

em função disto a Feira Livre será realizada dia 26

21/11/2021 às 17h11 Atualizada em 21/11/2021 às 17h19
Por: Pedro Son Fonte: Tribuna da Bahia
Compartilhe:
imagem divulgação (Tribuna da Bahia)
imagem divulgação (Tribuna da Bahia)

 

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro, a cidade de Tucano terá a honra de receber uma celebração especial e única. Será instalado no município, o Tribunal de Beatificação do Padre José Gumercindo, fundador da Congregação Divino Mestre.

O ato jurídico ocorrerá sob a presidência do bispo diocesano de Serrinha-BA, dom Hélio Pereira dos Santos. Após o ato, abre-se oficialmente a fase diocesana para a coleta das provas testemunhais e documentais sobre a vida, as virtudes heroicas, a fama de santidade e a fama dos milagres do padre José Gumercindo.

Natural de Itabaiana, interior do estado de Sergipe, o sacerdote é, segundo os seus incontáveis filhos espirituais, um autêntico testemunho de seguimento de Jesus pela prática do amor.

Deixou um legado de total consagração a Deus, servindo aos pobres, órfãos, jovens e vocacionados, através da educação e da prática da caridade em instituições e pastorais, em Sergipe e na Bahia.

Histórico

O Processo de beatificação teve seu início em 2015, quando os Diretores Gerais das Congregações Santa Teresinha, Sociedade Joseleitos de Cristo e Divino Mestre, decidiram encaminhar ao então Bispo Diocesano de Serrinha – BA, D. Ottorino Assolari, CSF, o pedido de abertura do processo, que foi acolhido por ele. Dom Ottorino encaminhou a Roma, em abril de 2015, a solicitação de autorização para a introdução da Causa.

Em março de 2016, a Congregação para as Causas dos Santos emitiu o “nihil obstat” (nada obsta) em relação à Causa de Beatificação. Com a emissão desse documento, considerando que o Pe. José Gumercindo faleceu em Feira de Santana, o Arcebispo de Feira de Santana, D. Zanoni Demettino Castro, concedeu em fevereiro de 2020, autorização para o processo de beatificação e canonização ser instruído na Diocese de Serrinha.

Também em 2020, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, acolheu o pedido para o processo correr na Diocese de Serrinha, à qual pertence a cidade de Tucano – BA, onde o padre José Gumercindo viveu a maior parte de sua vida.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias