SEJA BEM VINDO
SAFRA

Perdas do Feijão preocupa agricultores de Jeremoabo BA

ataques de mosca branca é a principal causa de perdas

30/08/2020 15h36
Por: Pedro Son
Fonte: redação
405
Imagem Ilustrativa de internet
Imagem Ilustrativa de internet

Ano de muitas chuvas com índices superiores a média anual, animaram agricultores da região que investiram no aumento de área de plantio, principalmente das lavouras básicas, feijão e milho. No passado, grandes áreas plantadas destas lavouras eram vistas que foram reduzindo com o tempo em função exatamente das poucas e irregulares chuvas. Em função disso, o Feijão, principal alimento do nordestino, chegou a preços muito altos, com o saco de 60kg de sementes custando até R$ 700,00.

Mas, esperançosos com as chuvas, o agricultor apostou novamente na sorte, que mais uma vez vê escapar pelos dedos. É que a previsão inicial é de que a colheita não vai ser a esperada. A causa principal das perdas é o ataque de “mosca branca” e que muitos confundem com “bolô”, quando as folhas murcham, escurecem e começa a cair.

Para o técnico agrícola Manoel, da Bahiater e antigo servidor da EBDA “a praga já apareceu em outros anos, mas com pequena intensidade”.  Para o produtor Marcos, da região do Itapicuru “em nossa região nunca havia acontecido assim”.

Nas discussões entabuladas foram identificados dois possíveis causadores do problema: a chuva realmente em maior abundância e sementes vindas de outras áreas com possível contaminação.

No levantamento estatístico de área plantada, estimou-se em 1.350 hectares de área de feijão de cor sequeiro (feijão de “arranca”).

Os dados foram analisados em Reunião Municipal das Estatísticas Agropecuárias promovida pelo IBGE no último dia 25.08.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 22h22
23°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 19°
23°

Sensação

25 km/h

Vento

76.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5