SEJA BEM VINDO
PISO DO MAGISTÉRIO

Professores jeremoabenses recebem reajuste parcial de salários

O reajuste será relativo a 2018 e 2019

31/07/2020 14h09Atualizado há 4 meses
Por: Pedro Son
Fonte: redação
390
protesto pelo piso em 2019
protesto pelo piso em 2019

 

O Prefeito Municipal, Derisvaldo José dos Santos, anunciou hoje (31.07) em Redes Sociais e em rádio que assinou o decreto que concede o reajuste salarial equivalente ao Piso Nacional do Magistério, equivalentes aos pisos 2018 (6,81%) e 2019 (4,17%). Em 2020 o valor de reajuste foi determinado por Lei para 12,84%.

Depois de perseguições e permutas, que trouxe instabilidade para alguns professores e depois do sofrimento com salários atrasados, a medida chega a pouco mais de 90 dias das Eleições 2020. Ou seja, não há problemas que o “milagre eleitoreiro” não resolva!  

Alguns aspectos ainda precisam ser considerados e, com certeza, serão motivos de discussões com Sindicatos e Professores:

1.     Foi anunciado que a próxima folha de pagamento será rodada com o aumento. Como o Piso é determinado para pagamento a partir de janeiro de cada ano, como ficam os reajustes de janeiro 2018 a dezembro 2018 e janeiro 2019 a dezembro 2019?

2.     Os reajustes serão concedidos separadamente? Explico. Primeiro deve-se aplicar o reajuste sobre o salário de janeiro 2018 e, após, aplicar o reajuste sobre o salário resultante.

De certo modo foi uma vitória da classe que tem lutado muito pelo cumprimento da lei, organizando passeatas, mobilizações e sempre expondo o problema e, sabem que o gestor não fez mais do que sua obrigação de conceder o que a Lei já obrigava, embora tenha feito de forma parcial.

Quanto as demais classes, sem reajuste, nada foi informado.   

O QUE É O PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO

O piso salarial é o menor valor de salário que pode ser pago dentro de uma categoria profissional específica. O piso é necessariamente superior ao salário mínimo vigente, e pode ser fixado tanto por lei, quanto por sindicatos (dentro da região que aquele sindicato abrange).

Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

 

 

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários