A Prefeitura de Euclides da Cunha, no Nordeste da Bahia, demitiu, nesta terça-feira (28), o médico Antônio Alves S. Filho, acusado de forjar um exame negativo para Covid 19, em nome do deputado federal José Nunes Soares e sua mulher, a ex-prefeita Fátima Nunes Soares, ambos do PSD. Eles apresentaram os resultados negativos nas redes sociais.
A Secretaria de Saúde de Euclides da Cunha informa que está adotando todas as medidas jurídicas contra os envolvidos e esclarece que a demissão do médico foi a medida tomada para que “não paire nenhuma dúvida sobre a seriedade do trabalho”, em relação ao enfrentamento da pandemia da doença.
Devido à gravidade do fato, o diretor médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Euclides da Cunha, dr. Gilberto Silva, emitiu uma Nota de Esclarecimento informando que “não consta no sistema de notificações da unidade, nenhum registro de atendimento para esses dois pacientes”. Veja nota na íntegra aqui
Diante do ato criminoso praticado o diretor médico também alega que “não pode atestar a veracidade da origem dos laudos apresentados pelo deputado e sua mulher”.
INVESTIGAÇÃO
O município ainda não sabe o que teria motivado a farsa.
Uma investigação preliminar, realizada pela Prefeitura de Euclides da Cunha, comprovou o envolvimento do médico Antônio Alves S. Filho. Além de ser demitido, como medida de punição administrativa, ele deve responder criminalmente, junto à justiça e ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia.
PREVENÇÃO
Diante da comprovação da fraude e da atuação maliciosa do casal, a Secretaria de Saúde de Euclides da Cunha orienta que “todas as pessoas que por acaso tiveram algum tipo de contato com o deputado e sua mulher, procurem imediatamente a UPA da cidade para realizar os testes para a doença”.
Por fim, a Prefeitura, por meio de Nota Pública, lamenta e repudia que “no momento em que a cidade e seus moradores travam um esforço árduo para conter o avanço do vírus e que muitas família ainda choram a dor da perda de seus entes queridos, duas pessoas que deveriam dar o exemplo maior, agem de forma desprezível, colocando em risco a vida de milhares de pessoas”.
Mín. 18° Máx. 30°