SEJA BEM VINDO
ANIVERSÁRIO

Parabéns Coronel João Sá BA, 58 anos de história

Cel. João Sá foi parte integrante do municipio de Jeremoabo BA

28/07/2020 15h40Atualizado há 4 dias
Por: Pedro Son
Fonte: redação
160

Em 28 de Julho de 1962 nascia o município de Coronel João Sá BA transformado do distrito de Iguaba então pertencente a Jeremoabo BA.

Reza a história que o nome da cidade foi um acordo efetuado entre o então Prefeito de Jeremoabo João Gonçalves de Carvalho Sá e José Justino dos Santos, líder do distrito de Iguaba.

Quem mostra a história é o site Wikipédia:

Quem fundou a cidade de Coronel João Sá foi José de Justino dos Santos, junto com Dr. Carvalho de Sá, então prefeito de Jeremoabo, Francisco Timóteo Dias, entre outras pessoas. A fundação desta cidade foi resultado de um jogo político entre as elites do povoado com as autoridades governamentais de Jeremoabo. O senhor José de Justino dos Santos propôs a João Gonçalves de Carvalho Sá a criação daquela cidade, que receberia o nome de Coronel João Sá, homenageando o pai do prefeito jeremoabense, João Gonçalves de Sá, falecido alguns anos antes. O prefeito de Jeremoabo ficou bastante empolgado com a ideia, e no dia 28 de julho de 1962 o distrito de Iguaba seria elevado à categoria de município com o título de Coronel João Sá, segundo a lei estadual n° 1.762.

Jogada habilidosa do então líder José de Justino que assim conseguia a tal sonhada emancipação política.

Hoje a cidade é governada por Carlos Augusto Silveira Sobral (MDB, 2017 – 2020), tem uma área de total de 825,767 km² e sua população total estimada em 2019 pelo IBGE é de 15.895 habitantes, encravada no Nordeste da Bahia como parte do Território Semiárido Nordeste II e dista 415 km de Salvador BA.

Nas redes sociais o Prefeito deixou a seguinte mensagem:

“Hoje Coronel João Sá completa 58 anos... Marcados por grandes lutas e muitas conquistas. Os nossos últimos anos foram intensos. Passamos por muitas adversidades, mas quando amamos o nosso povo, fazemos o melhor, sempre com muito amor. Mais uma vez, iremos celebrar a passagem do aniversário da nossa querida cidade de uma forma atípica. Com nossas ruas vazias, e sem a ver aquela alegria no rosto dos joãosaenses por estar comemorando essa importante data. Mas o nosso povo é guerreiro. E sabemos que tudo isso vai passar, porque juntos venceremos essa batalha! Aaaaah... E quando passar, a gente vai se abraçar de novo. Parabéns Coronel João Sá, pelos seus 58 anos de história”

A comemoração hoje será com uma live com os artistas da terra, conforme cartaz abaixo.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS DA HISTÓRIA DA CIDADE 

  • Parabéns Coronel João Sá BA, 58 anos de história
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Coronel João Sá - BA Notícias de Coronel João Sá - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 20h26
21°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
21°

Sensação

18.3 km/h

Vento

77.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
Adsense Sessão Política
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5