Em 28 de Julho de 1962 nascia o município de Coronel João Sá BA transformado do distrito de Iguaba então pertencente a Jeremoabo BA.
Reza a história que o nome da cidade foi um acordo efetuado entre o então Prefeito de Jeremoabo João Gonçalves de Carvalho Sá e José Justino dos Santos, líder do distrito de Iguaba.
Quem mostra a história é o site Wikipédia:
Quem fundou a cidade de Coronel João Sá foi José de Justino dos Santos, junto com Dr. Carvalho de Sá, então prefeito de Jeremoabo, Francisco Timóteo Dias, entre outras pessoas. A fundação desta cidade foi resultado de um jogo político entre as elites do povoado com as autoridades governamentais de Jeremoabo. O senhor José de Justino dos Santos propôs a João Gonçalves de Carvalho Sá a criação daquela cidade, que receberia o nome de Coronel João Sá, homenageando o pai do prefeito jeremoabense, João Gonçalves de Sá, falecido alguns anos antes. O prefeito de Jeremoabo ficou bastante empolgado com a ideia, e no dia 28 de julho de 1962 o distrito de Iguaba seria elevado à categoria de município com o título de Coronel João Sá, segundo a lei estadual n° 1.762.
Jogada habilidosa do então líder José de Justino que assim conseguia a tal sonhada emancipação política.
Hoje a cidade é governada por Carlos Augusto Silveira Sobral (MDB, 2017 – 2020), tem uma área de total de 825,767 km² e sua população total estimada em 2019 pelo IBGE é de 15.895 habitantes, encravada no Nordeste da Bahia como parte do Território Semiárido Nordeste II e dista 415 km de Salvador BA.
Nas redes sociais o Prefeito deixou a seguinte mensagem:
“Hoje Coronel João Sá completa 58 anos... Marcados por grandes lutas e muitas conquistas. Os nossos últimos anos foram intensos. Passamos por muitas adversidades, mas quando amamos o nosso povo, fazemos o melhor, sempre com muito amor. Mais uma vez, iremos celebrar a passagem do aniversário da nossa querida cidade de uma forma atípica. Com nossas ruas vazias, e sem a ver aquela alegria no rosto dos joãosaenses por estar comemorando essa importante data. Mas o nosso povo é guerreiro. E sabemos que tudo isso vai passar, porque juntos venceremos essa batalha! Aaaaah... E quando passar, a gente vai se abraçar de novo. Parabéns Coronel João Sá, pelos seus 58 anos de história”
A comemoração hoje será com uma live com os artistas da terra, conforme cartaz abaixo.
Sensação
Vento
Umidade