Quarta, 24 de Julho de 2024
25°

Tempo nublado

Jeremoabo, BA

Exclusivas FEIR AGRICULTURA

Jeremoabo BA: Mais um edição de sucesso da Feira da Agricultura Familiar do Brejo Grande

A feira tem crescido ano a ano

25/05/2024 às 21h12 Atualizada em 01/06/2024 às 14h00
Por: Pedro Son Fonte: redação (Pedro Son)
Compartilhe:
Crédito: Ivone Souza
Crédito: Ivone Souza

A VI edição da Feira da Agricultura Familiar do Brejo Grande, povoado do município de Jeremoabo BA, aconteceu nos dias 18 e 19 de maio com o tema: “Requalificação no Campo Pós Enchente do Rio Vaza Barris”, repetindo o sucesso das edições anteriores.

Ivone Varjão Souza, idealizadora da Feira, também Presidente da ASPABG (Associação de Pequenos Agricultores do povoado Brejo Grande) nem imaginava que a Feira pudesse acontecer, ser um evento contínuo e atingir o sucesso atual.

O início foi dia 18 com alguns expositores, a exemplo da Barraca de Artesanato e Couro em geral e com a participação da Voltália, empresa de energia renovável, com alguns beneficiários de projetos que estão sendo acompanhados pela mesma. Neste dia ainda tivemos palestras com Banco do Nordeste e com a equipe técnica do Ater Biomas da Agendha, além da presença da UNICAFES principal apoiador do evento e da CAR do Governo Estadual e o público foi bastante satisfatório neste primeiro dia.

No dia 19 tivemos uma programação diversificada com palestras, exposição de produtos da agricultura familiar e artesanatos em geral; distribuição de mudas frutíferas pela VOLTALIA e Agendha, para o reflorestamento de nossas áreas degradadas.

O evento atendeu as expectativas de público e participação em geral, sendo um momento de interação, novas possibilidades, trocas de experiências, diversidades cultura, troca de experiências e lazer. O objetivo maior da Feira foi apresentar produtos oriundos da Agricultura Familiar, destacando-se a participação da Associação da Icozeira que presentou o evento com uma caixa repleta de produtos da agricultura familiar produzidos no sertão.

A Feira foi prestigiada por público diverso como empresas privadas, instituições públicas, expositores, pesquisadores, indígenas, comunidades Quilombolas, agricultores Ribeirinhos e estudantes, além de autoridades que prestigiaram o evento a exemplo do Gestor Municipal, Derisvaldo; Secretários diversos como Tista Andrade (Administração), Neto Valadares (Meio-Ambiente), Evandro (Infraestrutura) e vereadores Dedé de Manoel de Pedrinho, Jairo, Zé Miúdo, Neguinho de Lié,  Chaves, Kaká de Sonso , Bino, Ivande, Sidiney e Erick .

Importante destacar que nessa edição da Feira foi possível observar o reflexo das perdas em função da enchente do Rio Vaza Barris, com a ausência sentida de diversos produtos, dos quais os agricultores perderam toda sua produção.

Fica a reflexão de que os prejuízos foram incalculáveis e que os produtores levarão tempo para reconstruir tudo que perderam.

UMA MOSTRA DO QUE FOI A FEIRA

PALESTRAS:

No sábado

BANCO DO NORDESTE: Resolução 5.120, crédito emergencial e refinanciamento de dívidas.

AGENDHA: Subsistema de Produção (Pós Enchente do Rio Vaza Barris)

Domingo:

SEBRAE: Empreendendo no Campo

CAR: Apicultura, com David

AGNAILTON: Produção de Própolis

OFICINA: CETEP sobre Produção de fertilizante e Adubos orgânicos.

Ainda tivemos o Espaço Delas com Roda de Conversa com Mulheres Empreendedoras com a Psicóloga Luzia Dias e bate papo sobre Empreendedorismo Feminino com Adriana da Arcas

CULTURA:

Apresentação cultural com o Samba de coco com as Comunidades Quilombolas da Viração e Ciriquinha.

Apresentação de shows cultural com as bandas Rick do Piseiro; Leandro Perninha; Banda Skema2 e Marcelo Silva e Banda

EXPOSITORES:  

Nativas Nordestinas, Artesanato em couro de Tucano; Artesanato em pedrarias de Euclides da Cunha; Artesanato indígena de Banzaê; Associação de mulheres artesãs do Monte Alegre (redes); Mulheres artesãs da Baixa da Pedra; Grupo de mulheres artesãs com palha de licuri (grupo Renascer) Brejo Grande; Artesanato em madeira do Chuquê; Flores artificiais; Mel do da Comunidade Quilombolas Juazeiro dos Capotes; CDO Agrícola; Distribuição de mudas frutíferas pela empresa Voltalia e pela Agendha; Cooperativa do mel de Jeremoabo (Ccoperapis); Associação do mel de Muniz; Mel Néctar da Caatinga; Espaço cultural com objetos antigos da comunidade; cozinhas de produção das comunidades da Tapera, olhos d'água do Albino e sítio Alagoinhas; Barraca da Lila Agricultura Familiar; Barraca do Beiju; Barraca de lanches; Barraca de pastel; Barraca de sr. Antônio e família produtos da Agricultura Familiar; Exposição de produtos da Agricultura Familiar doados pela Associação da Icozeira; Venda de mudas de plantas (rosas do deserto); Vendas de ovos caipira Da Arcas; Churrascaria JT; Venda de bebidas em geral e Vendas de doces artificiais.

MUNICÍPIOS REPRESENTADOS:

Banzaê; Cícero Dantas; Paulo Afonso; Tucano; Euclides da Cunha; Ribeira do Pombal  e a anfitriã Jeremoabo

PRINCIPAIS PATROCINADORES

UNICAFES, Voltália, Sebrae, Solare Engenharia e Arquitetura e a Prefeitura Municipal através  das Secretarias de Administração, Meio-Ambiente,  Infraestrutura e Agricultura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias