Domingo, 21 de Julho de 2024
13°

Parcialmente nublado

Jeremoabo, BA

Exclusivas ÓPERAÇÃO JERIMUN

“Operação Jerimun” leva Polícia Federal à Jeremoabo BA

manhã agitada no município

24/05/2024 às 08h08 Atualizada em 30/05/2024 às 14h00
Por: Pedro Son Fonte: redação (Pedro Son) com Ascom PF
Compartilhe:
imagem meramente ilustrativa. Fonte: Redes Sociais
imagem meramente ilustrativa. Fonte: Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira, 24, a Polícia Federal ligados à Superintendência Regional de Polícia Federal na Bahia empreenderam a “Operação Jerimun” “com o objetivo de desarticular esquema criminoso especializado em fraudar licitações da Prefeitura Municipal de Jeremoabo/BA, através da celebração de contratos irregulares com o município, na área de transporte escolar, com superfaturamento de preços e, consequentemente, desvio de recursos públicos”, segundo Nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Polícia Federal.

A cidade está perplexa e é o principal assunto comentado. neste momento, em ruas e grupos de whatsapp. Ninguém, de nosso conhecimento, foi apreendido, mas a operação conseguiu apreensão e objetos, documentos e até dinheiro vivo.

A Nota divulgada pela Polícia Federal, explica toda a operação:

O esquema consiste na interposição de “laranjas” como proprietários das empresas contratadas, com a finalidade de ocultar o real beneficiário da fraude, além de alteração da razão social das empresas, disfarçando a continuidade delitiva, ou ainda através da inclusão de novas empresas pertencentes ao mesmo grupo criminoso para participar das licitações fraudulentas.

Não obstante as licitações serem procedidas por meio de pregões eletrônicos, não eram disponibilizados todos os documentos e/ou links necessários para a participação de outras empresas no certame na plataforma utilizada para fazer a publicidade dos atos, ou dificultava-se o acesso para incluir/encaminhar documentos, o que findava por gerar a desclassificação das empresas participantes e a restrição da concorrência.

Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 30 Policiais Federais cumprem 06 mandados de busca e apreensão nas cidades de Jeremoabo/BA e Paulo Afonso/BA, inclusive na sede da Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo/BA, visando colher elementos para robustecer as evidências de fraudes e dos desvios de recursos públicos praticados em desfavor do município e da União, além de revelar outros envolvidos porventura ainda não identificados.

JERIMUM faz alusão a origem do nome do município Jeremoabo, que provém do Tupi, que significa “plantação de abóboras”.

A Polícia Federal continuará a apuração com o objetivo de dimensionar o prejuízo causado e identificar outros integrantes da organização criminosa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias