A III Feira Territorial da Agricultura Familiar Semiárido Nordeste II, superou todas as expectativas e reuniu centenas de pessoas, num público estimado em mais de 2.000 pessoas, com representações de 16 (dezesseis) municipios do Território Semiárido Nordeste II..
O evento aconteceu no sábado, 7, numa realização da ARCAS com diversos parceiros, reunindo diversas experiências da agricultura Familiar e celebrando a cultura, a alimentação saudável e a sustentabilidade.
O Centro de Comercialização de Produtos Típicos (antigo mercado da Farinha), em Cicero Dantas – Bahia, ficou pequeno para tanta coisa boa reunida
Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir uma variedade de produtos, desde alimentos livres de agrotóxicos, comidas típicas e artesanais, diversos artesanatos locais e muita cultura.
Um show de cultura reunida com forró, poesia, dança quilombola (viração/ciriquinha, de Jeremoabo; Baixão dos negros de Banzaê; Serradinha de Fátima BA), Bai, toré indígena (Aldeia Sacão, Saco dos Morcegos, kiriris de Banzaê) e teve até o cantinho dos escritores do Território com livros sendo vendidos por Antonio Poeta. Lilica Silva, Gorete Matos e Agnaldo Rocha e participações musicais de Pedro Son, Grupo de Zabumba de Alexandrino, Baixinho do Forró, Marquinhos Vila Nova, etc. .
PROGRAMAÇÃO
A abertura da Feira aconteceu com um show de PAULINHO JEQUIÉ e apresentação cultural da dança Boi dos Araçás, da Comunidade São João de Fortaleza, Cícero Dantas;
Foram realizadas oficialmente duas mesas:
MESA 1: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: CULTURA, ALIMENTO E SAÚDE
Mesa formada com Zé Pequeno, Presidente da ARCAS; Naidison de Quintela Baptista - ASA BAHIA; Marineide Patrício e Rosalvo Peixinho, representando os agricultores familiares; Cícero Félix - Presidente do Programa Um Milhão de Cisternas; Agnaldo Rocha da Comunicação da ASA; Tiago Pereira - Programa Bahia sem Fome; Lanns Almeida - Ações da Bahiater; Osni Cardoso - Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia e Deputada Fátima Nunes.
MESA II: LANÇAMENTO DA MARCA DO FLOÇÃO DE MILHO CRIOULO
Unidade de beneficiamento de milho crioulo livre de transgênicos de agrotóxicos no território - Colegiado Territorial Semiárido Nordeste II,
Finalização do Projeto ATER para Mulheres Rurais e do Projeto Água de Beber;
Mesa formada por Elisângela dos Santos Araujo, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Marcos Ureilton, representante do Colegiado Territorial do Semiárido Nordeste II, Maria Aparecida (Jeremoabo) e Creuza (novo Triunfo) representando mulheres beneficiadas
A III Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II teve apoio do Governo da Bahia, através de diversos órgãos. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres marcou presença com sua equipe e com sua Unidade Móvel com atendimento às mulheres vítimas de violência e orientações acerca do empreendedorismo feminino, inclusão socioprodutiva, etc.
Marcaram presença ainda os Prefeitos de Cícero Dantas (Ricardo), Fátima (Binho), Sítio do Quinto (jair), Jailma (Banzaê), vários Secretários Municipais e vereadores.
Mín. 19° Máx. 36°