SEJA BEM VINDO
CARNAVAL

Projeto resgata história dos primeiros carnavais de Salvador

O projeto “Memórias do Reinado de Momo” tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura,

10/02/2020 17h10Atualizado há 5 dias
Por: Pedro Son
Fonte: secult ba
79

No dia 14, a partir de 14 h e aberto ao público, no Museu de Arte da Bahia – MAB, acontece o lançamento da segunda edição do projeto “Memórias do Reinado do Momo”, com a apresentação de pesquisa sobre os primeiros carnavais de Salvador e o lançamento do novo website, um minidocumentário sobre o Clube Carnavalesco Embaixada Africana e, ainda, uma obra visual inédita, assinada pelo artista plástico baiano Anderson AC, remetendo ao desfile mais emblemático do Clube, em 1897. A partir das 14h e aberto ao público.

O projeto “Memórias do Reinado de Momo” tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Considerada a maior festa de rua do mundo, a folia momesca remonta ao século 19, quando surgiram as primeiras agremiações, clubes e sociedades carnavalescas. A partir de entrevistas com pesquisadores, recortes de jornais e fotografias da época, o projeto traz um levantamento das entidades carnavalescas que se apresentaram de 1884 até 1930, com destaque para os clubes mais emblemáticos, como Cruz Vermelha, Fantoches da Euterpe, Innocentes em Progresso, Pândegos da África e Embaixada Africana. Ao todo, o site irá disponibilizar mais de 30 fotografias raras e 200 matérias jornalísticas divulgadas à época.

O projeto teve início em 2015, apresentando um recorte um pouco mais recente da história dos festejos, partindo de 1930 até a década de 70, com um trabalho de pesquisa sobre os cordões, batucadas e escolas de samba - organizações típicas da participação dos setores populares na festa e que, a exemplo do que sucedeu com as agremiações negras, praticamente desapareceram do cenário carnavalesco contemporâneo.

Com informações da Secretaria de Cultura da Bahia

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários