SEJA BEM VINDO
ATER

Heliópolis BA: mutirão garante emissão e renovação de DAP e inscrições para o Garantia-Safra

evento aconteceu último dia 16

18/02/2021 21h01
Por: Pedro Son
Fonte: Ascom ARCAS
159

Técnicos do Ater Mulher/Arcas, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), SETAF de Ribeira do Pombal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Heliópolis realizaram um mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) bem como inscrições para o Garantia-Safra 2020-2021. A atividade aconteceu, na última terça-feira, 16, e atraiu diversas famílias agricultoras para informações, esclarecimento de dúvidas ou solicitação de emissão da DAP. Segundo o Coordenador Técnico SDR/BAHIATER, SETAF/ Ribeira do Pombal, Saulo de Tarso Lima Chaves, a programação foi muito positiva porque viabilizou o acesso dos agricultores a um dos documentos mais importantes para o homem do campo. “A DAP é um documento muito importante visto que é a porta de acesso das famílias agricultoras para diversas políticas públicas, além de acesso ao crédito”. Entre essas políticas públicas, está o Ater Mulher, projeto recém-lançado no território do Semiárido Nordeste II, pelo Governo da Bahia, que está em fase de seleção e cadastramento das beneficiárias, e contemplará seis municípios, entre eles, Heliópolis”. A técnica do projeto, responsável em acompanhar as famílias de Heliópolis, Valéria Rodrigues, lembrou que o mutirão serviu para atender uma demanda reprimida da comunidade Valérias, como também de outras comunidades vizinhas. “Diante de nossas mobilizações do projeto Ater Mulher, e conversas com os agricultores dessas comunidades notamos que se fazia necessário esse momento evitando que os mesmos saíssem de sua comunidade e tivessem um acesso mais confortável, mais humanizado e mais adequado as suas demandas”.

Os agricultores tiveram ainda a oportunidade de se inscreverem para o Garantia-Safra, benefício social que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio, por tempo determinado, caso perca sua safra por conta da estiagem ou do excesso de chuvas.

A ação foi bastante comemorada pelos agricultores. A senhora Marineide, da comunidade Valérias, foi uma das agricultoras atendidas no mutirão. “Estávamos precisando desse momento; precisamos de ajuda para organizar nossa comunidade porque muitas vezes não somos muito vistos. Precisamos de gente assim para nos ajudar. É muito bom a gente ser visto. O evento foi uma benção; tudo muito bem organizado. O atendimento foi muito bom. Só tenho que agradecer”.  A avaliação positiva também foi compartilhada pelo Seu Antônio Patrício Filho. “O pessoal que atendeu a gente foi muito educado. Fiquei muito conformado em ver aquele povo tratando a gente bem. Ajeitaram as DAP´s com tanta paciência. Obrigado”.

Estiveram presentes ao evento, lideranças sindicais, comunitárias, de associações de pequenos produtores rurais, além da técnica da SETAF/Bahiater de Ribeira do Pombal, Jordânia Souza; e a estagiária Virgínia Jesus.

  • Heliópolis BA: mutirão garante emissão e renovação de DAP e inscrições para o Garantia-Safra
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários