Chuva de meteoros, Ovnis ou o fim do mundo? Se você olhou para o céu na noite dessa segunda-feira (23/11), pode ter se assustado ao notar a movimentação de uma luz brilhante.
Nas redes sociais, internautas de várias partes da região como Jeremoabo, Cícero Dantas, Mossoró, Aracati, e em várias cidades de Pernambuco e Alagoas comentaram sobre o estranho acontecimento.
Segundo testemunhas, o objeto se assemelhava a uma bola branca com uma cauda que emitia uma luz brilhante e que aos poucos foi se apagando. Confira no vídeo no final da matéria.
Especialista ouvido pela reportagem da Rede Ilha FM explicou o fenômeno. "Trata-se de um conjunto de sondas de um projeto Chinês. O objetivo é coletar amostras da lua", explicou um professor de física ouvido pela Ilha FM.
O lançamento do foguete foi feito às 17h58min, e parte de sua decolagem pode ser vista por moradores de várias cidades do Brasil.
É a primeira tentativa de trazer de volta rochas lunares desde 1976 e a missão não tripulada Luna 24 realizada com sucesso pela antiga União Soviética. A sonda chinesa deve pousar na Lua no final de novembro. A devolução das amostras à Terra deve ocorrer no início a meados de dezembro.
Não é a primeira vez que a China lança uma espaçonave para a Lua. As missões Chang'e 3 (em 2013) e Chang'e 4 (iniciadas em 2018) já conseguiram pousar na lua dois pequenos robôs de controle remoto, os chamados "Jade Rabbits".
O gigante asiático está investindo bilhões em seu programa espacial para alcançar Europa, Rússia e Estados Unidos. Em 2003 enviou seu primeiro astronauta ao espaço e em 2022 espera montar uma grande estação espacial. A China também quer enviar homens à Lua em cerca de dez anos.
Sensação
Vento
Umidade