SEJA BEM VINDO
ANIVERSÁRIO

Parabéns, Jeremoabo BA! 25 de outubro de 1831 é data de seu aniversário

os homens haverão de reconhecer sua história

25/10/2020 16h51Atualizado há 4 semanas
Por: Pedro Son
Fonte: redação
791

Hoje, 25 de outubro de 1831 é uma data histórica para Jeremoabo BA. Representa a data de sua emancipação política real. Ao longo dos anos temos cometido um equívoco histórico de celebrar 06.07 como data de nosso aniversário.  

Venho dedicando-me neste resgate e na Câmara Municipal já consta um dossiê onde fundamento as razões e anexos documentos, na espera de que um dia a data venha ser reconhecida.

A organização social inicial era de núcleos de povoamento, denominados de arraiais (povoações. Lugares, aldeias) e à medida que se desenvolviam economicamente passavam a categoria de Freguesia (paróquia).

Em 1718, por Alvará Régio de 11 de abril, criou-se a freguesia com a invocação de São João Batista de Geremoabo do Sertão de Cima, subordinada à Vila de Itapicuru. Assim surgia nossa Paróquia atual. Com a elevação à categoria de freguesia, o povoado passava a ter um território delimitado, um cartório eclesiástico e um padre que passava a residir permanentemente na igreja, chamado de padre colado.

Em 25.10.1831, Jeremoabo desmembra-se de Itapicuru com a elevação à categoria de Vila com a denominação de Geremoabo. Aqui se completava a organização administrativa do povoado. Com a elevação era inclusive criada a Câmara Municipal. A criação de nossa Câmara vem exatamente de 1831. Ressalte-se que na legislação portuguesa não havia a denominação cidade/município.

Assim, a data de 25.10.1831 deve se constituir na verdadeira emancipação política de Jeremoabo, tendo Jeremoabo BA hoje 189 (cento e oitenta e nove) anos de história.

E 06.07.1925 significa o que?

Significou apenas uma adequação de nomenclatura de vila para cidade. Não significou nenhuma emancipação. Veja, por exemplo, Jesuíno Martins de Sá Junior, era nosso Prefeito de 1924 a 1926. Já tínhamos Prefeito, Câmara e nada foi modificado em 1925. Prova clara de que já éramos emancipados.

Para comprovar isso, em 1921, quatro anos da data de transformação de Jeremoabo em cidade, a Divisão Administrativa da Bahia, publicada no Diário Oficial do Estado, página 3203, apresentava uma relação dos municípios do Estado e suas Comarcas, constando o nome de Geremoabo (assim mesmo com G) e comarca do mesmo nome, cuja jurisdição englobava também o município de Santo Antonio da Glória, originário do município de Paulo Afonso. Já existíamos como município.

Temos outros caminhos para comprovar, que não o faço agora em função do espaço.

Portanto, não temos como ficar preso a ligações emocionais e românticas e não reconhecer nossa data oficial, como fazem, por exemplo, Itapicuru BA, nossa mãe, que celebra seu aniversário no dia de sua transformação em vila (28.04.1728) e comemorou este ano 292 anos de história; Cícero Dantas BA, nossa filha, transformada em Vila em 09.06.1875 e celebrou 145 anos de história; Paripiranga BA, nossa filha, transformada em Vila em de 01.05.1886 e que celebrou este ano 134 anos de história.

Finamente, consulte a página do IBGE (aniversários municípios), CLIQUE AQUI PARA IR A CONSULTA, nosso principal Instituto de pesquisas e verá que nosso aniversário é 25 de outubro.

PARABÉNS, CIDADE QUERIDA!

Com a pena de que seus filhos, que te ama, não queiram reconhecer sua principal data.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários