A Festa do Mastro com sua tradicional Alvorada já foi um dos pontos culminantes da festa junina em Jeremoabo BA, sempre realizado entre 31 de maio e 01 de junho. Ao longo do tempo foi perdendo importância e quase vira apenas lembranças.
Um grupo de abnegados amantes da festa não deixou nunca que ela se acabasse por completo e agora volta pujante e alegre para dizer que está mais viva do que nunca.
A Festa começa no dia 31.05 de cada ano quando o Mastro de 14 metros que permanece na frente da Igreja Matriz o ano inteiro, desce do alto, recebe novos enfeites e nova bandeira de São João Batista que tremula do alto do Mastro abençoando a cidade e anunciando a festa que está chegando.
Após a derrubada é levada para local da arrumação carregada por populares e esse ano ainda teve um atrativo especial: o grupo bacamarteiros de Santa Brígida BA que ajudou alegrando o percurso com sua tradicional banda.
No começo da noite, o Mastro é carregado até a porta da Igreja, puxado por um grupo religioso, os “Irmãos em Cristo” com repertório superanimado à base de canções religiosas, sob organização de Lizan, Aline, Mônica e Lenio.
No dia 01 de junho é a hora de levantar o Mastro, com a benção do Pároco João Batista, é feito o erguimento e começa a alvorada pelas ruas da cidade. Este ano teve participação de Belo, Lázaro e Skema A2.
A participação da Secretaria Municipal de Cultura de Jeremoabo foi importante no apoio e a Comissão organizadora mais uma vez merece todos os aplausos.
Festa prá ninguém botar defeito! O ano que vem promete mais.
Mín. 17° Máx. 22°