Dia 14.05.2025, as Escolas Reunidas Maria Luzia dos Santos, nome alterado pela Lei 652/2023, de 1° de setembro de 2023, completou 100 (cem) anos de existência. Uma das mais tradicionais Escolas do município, sempre foi um dos centros formadores mais importantes da região, preocupando-se integralmente com a formação educacional e cidadã do aluno.
Histórico da Instituição
As Escolas Reunidas Coronel João Sá não é a primeira escola do município. A primeira escola é criada em 18.06.1832 exclusivamente masculina e em 1868 é criada a primeira Escola feminina. Essas escolas funcionavam em locais cedidos pelos fazendeiros e senhores da época.
Entretanto, as Escolas Reunidas foi a primeira escola com prédio erguido par abrigar uma escola. Não encontramos uma data oficial de criação, mas algumas pistas revelam ter sida criada entre 1923 e 1924. Segundo relatório de Anísio Teixeira, em 1924, havia em Jeremoabo uma escola em adiantado estado de construção, possivelmente as Escolas Reunidas.
O início de seu funcionamento ocorreu em 14.05.1925, conforme registro no livro de ocorrências da escola e tinha o nome de “ESCOLA ESTADOAL ELEMENTAR DE PRIMEIRA CLASSE”, com 22 (vinte e dois) alunos do sexo masculino, sendo seu primeiro professor Ely Baptista de Souza Mello. Nesta época existia também uma Escola do sexo feminino em Jeremoabo, provavelmente na Escola Nossa Senhora das Brotas, sendo professora Maria Silveira da Silva.
Em 1931 a escola passa a ser chamada ESCOLAS REUNIDAS DE GEREMOABO. O nome surge da junção de várias classes espalhadas em alguns pontos do município.
Em 4 de setembro de 1942 passa a ser denominada ESCOLA DUQUE DE CAXIAS, conforme Ata apensa nos documentos.
Em 1961 passa se chamar ESCOLAS REUNIDAS CORONEL JOÃO SÁ, não sendo possível precisar a data, numa homenagem ao grande político influente da época, o Coronel João Gonçalves Sá, tendo sofrido recentemente alteração no nome..
A Escola sempre foi um orgulho para o povo jeremoabense recebendo as atenções e respeito de toda comunidade
Mín. 19° Máx. 25°