SEJA BEM VINDO
ANIVERSÁRIO

Pedro Alexandre BA celebra hoje seus 58 anos

hoje 28 07 1962 parabéns

28/07/2020 16h27
Por: Pedro Son
Fonte: redação
113

Hoje a cidade de Pedro Alexandre BA comemora 58 anos de emancipação política. Desmembrado do municipio de Jeremoabo BA em 28 de julho de 1962, praticamente na flor da idade, vai buscando seu sonhado desenvolvimento.

Sua história começa em meados de 1872, quando chegou nas terras do então vilarejo da Lagoa da Caiçara — na atual Rua Velha — Pedro Alexandre de Carvalho, nascido no dia 25 de abril de 1865 e natural do povoado de Entre Montes, no município de Piranhas. Pedro Alexandre chegou neste vilarejo com aproximadamente 7 anos de idade junto ao seu pai adotivo (o velho Alexandre) que possuía o intuito de desmatar algumas áreas nessas terras virgens e férteis para fazer o plantio de algodão, um produto em alta e estrategicamente introduzido para mudar o setor econômico da região. A sede, criada no distrito ganhou a denominação de Serra Negra em 1927 em relação ao complexo da Serra Negra (nome que ainda é sinônimo para a atual cidade).

Pedro Alexandre casou-se com Guilhermina Maria da Conceição e teve 14 filhos. Entre seus filhos, vale destacar a relevância de João Maria de Carvalho (Coronel João Maria) e de Liberato Matos de Carvalho (Coronel Liberato) que ao lado do coronel João Gonçalves de Sá que ministrava a região de Jeremoabo (ver cidade de Coronel João Sá) e do Coronel Petro, empunharam domínio e autoridade não só na região como em outras localidades além fronteiras, pois além de dominar muitas terras na Bahia e no sertão sergipano, João Maria mantinha muita influência política em ambos os lados. Esse fato de possuir quatro coronéis ministrando parte do nordeste baiano conferiu à região baiana a fama de "Terra de Coronéis".

Em 1943 com delimitação geográfica dos Estados de Sergipe e Bahia mais sofisticada, o distrito de Serra Negra teve seu nome substituído por Voturuna.

Quando elevado a cidade o distrito de voturuna recebeu o nome da Pedro Alexandre sendo desmembrado do município de Jeremoabo em 28 de julho de 1962.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O município hoje é administrado por Pedro Gomes Filho (PSD, 2017 – 2020), tem Área total de 1 110,078 km² e população total estimada em 2019: 16.667 habitantes

O niversário será também celebrado com uma live.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Pedro Alexandre - BA Notícias de Pedro Alexandre - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 19h05
22°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
22°

Sensação

19 km/h

Vento

68.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5