Quinta, 19 de Setembro de 2024
27°

Tempo nublado

Jeremoabo, BA

Exclusivas FILARMÔNICA

Filarmônica 24 de Junho brilha em apresentação no povoado Água Branca em Jeremoabo BA

repertório clássico e popular

04/08/2024 às 10h14 Atualizada em 12/08/2024 às 11h50
Por: Pedro Son Fonte: redação (Pedro Son)
Compartilhe:
Filarmônica 24 de Junho brilha em apresentação no povoado Água Branca em Jeremoabo BA

No último dia 28 de julho, o povoado Água Branca, em Jeremoabo BA, o mais populoso do município, recebeu a centenária Filarmônica 24 de junho, da sede do município, para apresentação especial, numa retreta que reuniu dobrados, músicas clássicas e canções imortalizadas da música popular brasileira como o clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

A apresentação aconteceu para cumprimento de projeto “Escola de Educação para a vida” da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado da Bahia, no qual a Filarmônica foi contemplada.

Muita gente parou para prestigiar a apresentação que aconteceu na Quadra de Esportes localizada na Praça Central da Cidade. Antes, houve um desfile pelas ruas do povoado com a filarmônica tocando dobrados diversos.

A Filarmônica 24 de junho de Jeremoabo BA,

A Filarmônica 24 de junho, fundada em 24 de junho de 1894, é uma escola de música, declarada de utilidade Pública pela Lei Estadual n 6691/86, registrada no Dário Oficial de 02 de setembro de 1986 e declarada de utilidade pública Municipal nº 155, de 08 de outubro de 1990.

Localizada no semiárido baiano, a Filarmônica 24 de junho de Jeremoabo surgiu dentro da Igreja Católica, tendo como primeiro maestro Simplício Juvino de Santana, então sacristão na Igreja mariz de São João Batista e hoje tem a condução do Maestro Mário da Silva,

A Filarmônica é formada por jovens e adolescentes recrutados, em sua maioria, na população carente do município, mantendo uma Escola de Música hoje para 60 (sessenta) pessoas. Suas apresentações têm arrancado aplausos calorosos e consta, em seu currículo, apresentações em Salvador, Feira de Santana, Paulo Afonso, Santa Brígida, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e outras cidades da região.

O atual maestro Mário da Silva é o oitavo da história da filarmônica de Jeremoabo. Formado pelo Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, em Goiás, e com curso de bacharelado em música pelo Centro Universitário Claretiano, em Feira de Santana (BA). Mário é oriundo da própria Filarmônica quando dela fez parte quando tinha nove anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias