SEJA BEM VINDO
SÃO JOÃO

Começou o São João em Jeremoabo BA com a Festa do Mastro (com vídeos)

A Festa do Mastro aconteceu sim

02/06/2020 11h36Atualizado há 4 semanas
Por: Pedro Son
Fonte: redação
509

Há muitos anos que nosso site dá destaque à Festa de São João e coisas de Jeremoabo BA. Era uma alegria abrir nosso noticiário falando da “Festa do Mastro” que chegava para anunciar a abertura de nossa festa e a chegada de São João para derramar as bênçãos sobre nossa cidade.

A Festa do Mastro aconteceu sim. Pouca gente, mas a tradição secular foi mantida. Não com a honra de outros tempos sem pandemia do COVID-19, mas o mastro amanheceu tremulando na porta da Igreja Matriz São João Batista.

Mesmo com todos os problemas de inibição de aglomerações e ajuntamento conseguimos manter de pé um dos grandes momentos de nossa vida religiosa.

No dia 31.05 o grupo Los Hermanos em Cristo, com a condução de Lisan Santos, realizou uma live ao vivo contando detalhes da história, com muita música e reflexão, relembrando as grandes puxadas do dia 31.05.2020.

Ontem (01.06) o Mastro foi erguido na porta da Igreja pela comissão do masro, que mais uma vez se reuniu, com pouca gente para levantar o mastro, sob as bênçãos do Padre Ramos, vigário da Matriz de São João Batista.

A HISTÓRIA

Dia 31 de maio era dia de reproduzir a cena do anúncio do Nascimento, com Mastro, fogueira e muitos fogos. Quando o mastro era levantado, sempre na virada do dia 31 de maio para o dia 1º de junho, a cidade ficava em festa, já anunciando que era festa de São João, contagiando a toda população e muita gente que vinha de outras cidades para prestigiar. Ora, tamanha festa merecia música e muita alegria!

A nossa Paróquia data de 11.04.1718 e, em junho daquele ano, tivemos a primeira Festa dedicada ao Padroeiro São João Batista. Estima-se que a partir de então já ocorre a Festa do Mastro visto que a tradição, por relato de outras festas da época, era de fazer uma fogueira, acompanhada de um pau representando uma árvore que reproduzia a passagem bíblica onde Zacarias anunciava o nascimento de João Batista.

Os primeiros mastros eram confeccionados em madeira extraídas do entorno da Pedra furada e trazidas para o Romão (Bairro Sr. Do Bomfim) para a arrumação, de onde descia arrastado pela multidão puxada ao som de sanfonas, zabumba e tambores.

A festa musical começou em 1894, quando a Filarmônica 24 de Junho começou a acompanhar o levantamento do mastro na porta da Igreja. Era uma festa parada. Tempos depois, decidiu-se realizar caminhadas na madrugada, com o nome de “Alvoradas”, puxadas inicialmente pela própria Filarmônica e depois com sanfoneiros como Totonho e Gene, arrastando pequenas multidões pelas ruas da cidade.

A festa cresceu e ultimamente até trio elétrico puxando uma banda, geralmente tocando músicas religiosas, papel que foi feito nos últimos anos pela banda “Los Hermano em Cristo”.

Vai ser um são João 2020 diferente. Acredito que temos a grande oportunidade de vivenciar a autêntica festa familiar. Fogueira e som de forró reunindo as famílias na porta de casa!

Veja a história do Mastro neste vídeo:

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 12h11
29°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 20°
29°

Sensação

12.8 km/h

Vento

48.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5