SEJA BEM VINDO
ELEIÇÕES 2020

Vitória da Conquista BA: Reeleição de Herzem Gusmão é ameaçada, mas MDB segue forte na Câmara BNews

A janela partidária foi bastante movimentada em Vitória da Conquista, sul da Bahia

14/04/2020 12h59Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: BNews
173
Herzem Gusmão
Herzem Gusmão

A janela partidária foi bastante movimentada em Vitória da Conquista, sul da Bahia, onde a eleição para a Prefeitura promete ser acirrada, com a tentativa de Herzem Gusmão (MDB) de se reeleger. Dos 23 vereadores da Câmara Municipal, seis trocaram de legenda, o que representa 26% do total.

Após a troca de cadeiras, MDB e PT saíram ainda mais fortalecidos. Os emedebistas perderam o Chefe do Gabinete Civil e vereador suplente Edivaldo Ferreira Junior, que vai disputar o pleito legislativo pelo PTB. Por outro lado, recebeu as filiações de Adinilson Pereira, que deixou o PSB, e Álvaro Pithon, que se desfiliou do DEM.

Já o PT, que ocupava quatro cadeiras, agora recebe o 5º edil da legenda, Cícero Custódio, que guinou fortemente à esquerda após deixar o PSL.

No fim do ano passado, as pesquisas de intenções mostraram que Herzem Gusmão vai ter dificuldades para conseguir a reeleição. Simpatizante declarado do presidente Jair Bolsonaro, o prefeito surfou na onda do antipetismo em 2016, após 20 anos de gestão petista na cidade.

O ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade era o favorito do PT e considerado um forte nome pelo seu passado e pela capacidade conciliadora. No entanto, contando com a falta de interesse do próprio Guilherme, o partido oficializou o deputado Zé Raimundo como pré-candidato.

Como via alternativa, o único nome de mais peso é o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que tem bastante influência na cidade e foi vereador por dois mandatos consecutivos. Ainda não se sabe se o PT vai tentar convencê-lo de apoiar Zé Raimundo ou, assim como em Salvador, a disputa deve ficar diluída no primeiro turno como estratégia de chegar com força em um eventual segundo turno com Herzem Gusmão (MDB).

Outro nome que se surgir para o pleito não será surpresa é o do também deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), que seria a aposta tucana para disputar votos na cidade. Até a metade do mês de março, o defensor da causa animal garantia a sua pré-candidatura, que foi abalada por polêmicas na vida pessoal e acusações na Justiça Eleitoral. Por sinal, ele já transferiu  o seu título de eleitor para Vitória da Conquista.

O ex-vereador e ex-secretário municipal no início da gestão de Gusmão, Zé William, figura conhecida que poderia ressurgir nas eleições, já confirmou a sua desfiliação do MDB e anunciou o seu apoio ao petista Zé Raimundo. Segundo informações do blog do Anderson, ele recebeu convites para voltar à Câmara ou tentar a Prefeitura.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Vitória da Conquista - BA Notícias de Vitória da Conquista - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 22h56
24°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 21°
24°

Sensação

6.2 km/h

Vento

95.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5