Segunda, 27 de Setembro de 2021
32°

Pancada de chuva

Jeremoabo - BA

Exclusivas religião

Começa construção da Igreja Nossa Senhora de Brotas em Jeremoabo BA

A devoção a Nossa Senhora de Brotas data do Século XVII

15/09/2021 às 11h27 Atualizada em 15/09/2021 às 13h38
Por: Pedro Son Fonte: redação
Compartilhe:
Inicio da construção em frente ao Cemitério São João Batista. Imagem: jeremoabo.com
Inicio da construção em frente ao Cemitério São João Batista. Imagem: jeremoabo.com

Por: Pedro Son. O sonho da comunidade Vila de Brotas, bairro de Jeremoabo BA, no passado centro da Fazenda de Coronel João Sá e considerado o bairro mais antigo do município, começa a se tornar realidade, e nesta semana, foi dado início a construção da Igreja Nossa Senhora de Brotas, bem na frente do Cemitério São João Batista.

Os buracos iniciais para os alicerces estão sendo “cavados” e, evidente, a comunidade vai precisar de muito apoio das demais comunidades. É o único bairro que ainda não dispõe da sua igreja.

Nossa Senhora de Brotas e São João Batista foram as primeiras devoções do nosso povo. Nossa Senhora de Brotas chegou aqui pelos jesuítas, no Século XVII e era padroeira da “ermida” (igreja destinada a catequese dos índios) que ficava logo ali atrás do Hospital Geral de Jeremoabo BA e que até pouquíssimos anos atrás era possível ver os alicerces em ruínas. Em 1669, o Francisco D’Avila, descente de Garcia D’Avila, incendiou a Igreja em protesto contra os ensinamentos dos padres.

O que se sabe é que a Família Sá, conforme relato que está transcrito no meu livro em construção, extraído do Livro Tombo, adotou e preservou a imagem original da santa, que hoje se encontra em Salvador BA, e que já prometeu que, se construída uma igreja ou capela em seu nome, a Santa será devolvida para Jeremoabo. Não há indícios que seja a santa original mas, com certeza, é uma réplica muito antiga de Nossa Senhora de Brotas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias