SEMANA SANTA 2020
SEJA BEM VINDO
TRANSPORTE

Luxemburgo se torna 1° país do mundo a ter transporte público gratuito

Medida que entrou em vigor no sábado (29.02) pretende combater congestionamentos e beneficiar famílias de baixa renda

02/03/2020 11h57Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: Carta Capital
239
Transporte é na base de bondes
Transporte é na base de bondes

O ministro dos Transportes de Luxemburgo, François Bausch, celebrou no sábado (29;02) o que classificou como um “grande dia” para o Grão-Ducado, que se tornou oficialmente o primeiro país do mundo a implementar a gratuidade do transporte público em todo o seu território nacional.

Antes da iniciativa luxemburguesa, apenas algumas cidades da Europa tinham executado um plano semelhante. O país pequeno, porém rico, introduziu a medida como parte de um esforço para “motivar” seus pouco mais de 600 mil habitantes – e os 214 mil passageiros estrangeiros que usam a rede diariamente – a mudar seu comportamento na região montanhosa entre Alemanha, Bélgica e França.

As viagens de ônibus, trens e bondes já eram gratuitas aos sábados, mas todas as tarifas foram agora abolidas. Antes, as vendas preexistentes de bilhetes de 2 euros somavam 41 milhões de euros (cerca de 200 milhões de reais) – ou apenas 8% do orçamento anual de transportes de Luxemburgo, que supera 500 milhões de euros.

O transporte público agora será financiado em grande parte por meio de impostos que compõem o orçamento nacional. Isso deve significar uma economia de viagens para famílias “de baixa renda”, disse o ministério de Bausch. “O esquema se aplica a residentes, viajantes internacionais e turistas”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 16h20
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
35°

Sensação

16.2 km/h

Vento

44.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5