Live ACM
SEJA BEM VINDO
AGRICULTURA

Agricultores familiares de Cícero Dantas BA trocam experiências sobre tecnologias de captação de água

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Segunda Água, do Programa Água para Todos

10/02/2020 20h06Atualizado há 6 meses
Por: Pedro Son
Fonte: SDR Ba
299

Para possibilitar a troca de saberes, a partir de vivências nas experiências focadas nas tecnologias de captação de água das chuvas e de práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido, foi realizado, nesta sexta-feira (07), um intercâmbio entre agricultores familiares do município de Itapicuru e Cícero Dantas.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Segunda Água, do Programa Água para Todos, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), e foi realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Os agricultores familiares de Itapicuru conheceram experiências de agricultores das comunidades Limeira e Lagoa Grande, de Cícero Dantas, que já vêm desenvolvendo práticas e técnicas de produção de alimento com base na agroecologia e na perspectiva da segurança alimentar nutricional. Além disso, tiveram noções básicas sobre a importância da tecnologia para permanência no campo e da melhoria na qualidade de vida.

A programação contou também com informações sobre o manejo e adução orgânica da horticultura, da importância dos pequenos criatórios e da preservação da natureza.

Uma das visitas realizadas foi na propriedade da família de Dona Zélia e seu Galego, que puderam apresentar sua área de produção de hortaliças, bem diversificada. Seu Galego falou sobre os desafios que enfrentou quando iniciou a prática do cultivo de hortaliças, e conta animado o quanto sua vida se transformou e vem mudando cada vez mais.  “Tudo o que eu tenho hoje foi daqui que tirei, da minha horta. Até o poço que cavei, o dinheiro para pagar foi das vendas nas três feiras que pego e na venda para outros consumidores que já é meus fregueses. O trabalho aqui não é difícil, ele é cuidadoso, eu e minha família vivemos daqui, ressaltou seu Galego.

Segundo a coordenadora do Água para Todos na CAR, Ana Luíza Marques, o intercâmbio de experiência é um momento muito rico: “Talvez o mais rico de todo processo construtivo, pois a família beneficiada tem a oportunidade de trocar conhecimentos com outros agricultores, assim como vivenciar na prática experiências exitosas”.

Fonte: SDR Bahia Com informações do MOC

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cícero Dantas - BA Notícias de Cícero Dantas - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 01h07
18°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
18°

Sensação

15 km/h

Vento

96.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5