SEJA BEM VINDO
CRISE

Crise em Jeremoabo BA: Atraso salarial aflige servidores; “os piores meses da minha vida”

A crise continua e boa parte dos funcionários municipais segue sem receber salários

31/01/2020 20h28Atualizado há 2 meses
Por: Pedro Son
Fonte: Lula Bonfim / Bahia Notícias
333

Por: Lula Bonfim

A crise em Jeremoabo BA continua. Mesmo com o pagamento de parte dos salários dos servidores da Saúde e da Educação nesta sexta-feira (31), boa parte dos funcionários municipais segue sem receber salários. Os vinculados às secretarias de Obras e de Administração, por exemplo, não receberam os vencimentos de dezembro e de janeiro, tampouco o 13º salário. E não há previsão.

“Eu ainda não recebi esses salários. Não dão explicação nenhuma. Eles dizem que vão pagar, mas não dão datas. Sem falar que estou sem receber o meu salário de junho de 2018 e as minhas férias do mesmo ano”, contou Evanilson de Jesus, vinculado à Secretaria de Obras.

Evanilson, que mora com a esposa e uma filha de 15 anos, conta dos problemas gerados pelo atraso salarial. “Estou sem conseguir pagar minhas contas. O cartão de crédito está atrasado desde dezembro. Minha filha ficou triste no Natal e no Ano Novo, porque não consegui dar nenhuma lembrancinha para ela. Estou vivendo os piores meses da minha vida”, desabafou.

“Como se não bastasse, o secretário de Obras ainda nos deu falta quando fomos protestar”, disse Evanilson.

Antônio Carvalho, mais conhecido Antônio Poeta, diz estar pagando por algo que nunca deveu. "Eles ficam só mentindo para tentarem nos dar esperança. Mas, na verdade, estamos passando por apuros. Quando esse cidadão que se diz prefeito tomou posse em 3 de julho de 2018, ele não quis se comprometer em nos pagar o salário referente a junho de 2018", contou.

Após as declarações do secretário municipal Nilson Lubarino (veja aqui), o Bahia Notícias foi procurado na noite desta quinta (30), por diversos servidores públicos, negando as informações de que haviam recebido parte dos salários atrasados.

No meio desta tarde, porém, alguns professores informaram que os valores prometidos pela prefeitura entraram em suas contas. Muitos receberam apenas o mês de dezembro, faltando ainda o pagamento integral do 5º dia útil de janeiro. Outros negam ter recebido qualquer valor.

Camila Eustáquio, servidora não-docente da secretaria de Educação, diz que não recebeu nenhum salário de dezembro para cá. Ela conta que a promessa da prefeitura aos servidores era pagar neste 31 de janeiro os salários de dezembro (veja foto abaixo). Mas a gestão não cumpriu. “Não sabemos o que fazem com os valores do FUNDEB, as verbas federais destinadas à Educação”, diz, apontando que a gestão municipal recebeu mais de R$ 3 milhões destinados pelo FUNDEB em janeiro.

Prefeitura prometeu pagar professores no dia 20 de janeiro e demais funcionários da educação neste dia 31. Porém, os professores receberam apenas nesta sexta, enquanto os servidores não-docentes seguem sem receber.

A professora Janaína do Carmo foi uma das servidoras a receber nesta sexta o salário de dezembro. Ela lembra, porém, que ainda faltam os valores referentes a janeiro e ao terço de férias. "Não temos reajuste desde 2018. Acumulando os três anos, daria cerca de 25% de reajuste sobre o salário-base", diz.

PEDIDO DE DESCULPAS

O secretário de Administração Nilson Lubarino procurou o Bahia Notícias nesta sexta para reconhecer o erro nas informações prestadas e pedir desculpas aos servidores. O secretário avalia que foi exposto graças a uma “atitude irresponsável”.

“Ontem, depois da publicação da matéria, recebi alguns comentários, de que eu estava mentindo. Como faço, sempre que me perguntam alguma coisa, eu me certifico da situação para depois responder. Não foi diferente. Me passaram a informação que todos os servidores do FUNDEB 60 tinham recebido seus salários. Quando cheguei pra trabalhar hoje, fui ver se realmente tinham pago e me disseram que haviam esquecido essa folha”, disse Lubarino.

“Venho aqui me desculpar com essas pessoas, pois, infelizmente, mentiram para mim e eu tive que me expor com a atitude irresponsável de algumas pessoas que não têm respeito por ninguém. Mas quem me conhece sabe que eu jamais iria mentir para alguém para satisfazer a político algum. Sempre gostei da verdade e assim continuarei”, declarou.

DENÚNCIAS

Nesta quinta (30), vereadores de oposição viajaram até Salvador e protocolaram denúncias contra a gestão municipal. Conforme apuração do Bahia Notícias, foram sete denúncias diferentes em desfavor do prefeito Derisvaldo José dos Santos, do Deri do Paloma (PP).

A visita dos vereadores de Jeremoabo a Salvador terminou na Secretaria Estadual de Educação, onde obtiveram das autoridades a promessa de reformas em duas unidades escolares do município: o Colégio Estadual José Lourenço de Carvalho e a Escola do Caritá.

Fonte: bahianotícias

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 15h25
33°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
34°

Sensação

21 km/h

Vento

43.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5