A paróquia São João Batista em Jeremoabo BA, pelo Padre João Batista, celebrou duas missas de Cinzas nesta quarta-feira (17.02), sendo uma às 8h30m e outra as 19 horas.
A tradicional celebração católica teve todo o cuidado em tempos de pandemia. A missa a noite seria celebração campal, entretanto a chuva benfeitora não permitiu e teve que ser celebrada dentro da igreja Matriz.
A missa marca o início da Quaresma, designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Na oportunidade, também foi lançada a Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, a campanha voltada ao diálogo para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia de covid-19.
Os outros padres (Padre Nemésio e Padre José Neto) também celebraram hoje em algumas comunidades: Baixa da Pedra, Monte Alegre, Brejo Grande, Água Branca, etc.
Sensação
Vento
Umidade