SEJA BEM VINDO
PADRE RAMOS

Jeremoabo BA: Celebração de despedida do Padre Ramos reúne muitos fiéis na Praça da Matriz

Ontem (06.12) Padre Ramos deixou a condição de Pároco em Jeremoabo

07/12/2020 11h37Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: redação
498

Chegou ao fim a missão do Padre José Ramos Neves como condutor da Paróquia São João Batista em Jeremoabo BA. A celebração de despedida foi em forma de missa campal na Praça da Matriz, realizada ontem (06.12) às 17 horas.

Numa celebração limitada em função dos últimos decretos estadual e municipal sobre medidas de prevenção ao COVID-19, ainda levou muita gente para o abraço ao Padre, com representações últimas vindas de muitos povoados e da sede, e que teve a participação de diversos Padres concelebrando como o Padre Geraldo, vigário auxiliar da Paróquia, Padre Jailton (Canudos), Padre Pedro Paulo (Fátima), Padre Paulinho (Quase paróquia Nossa Senhora Aparecida em Paulo Afonso BA), Padre João José (Paróquia Sagrada Família, Paulo Afonso BA), Padre Elton (Adustina) e o Padre Eduardo (Guarinteguetá SP).

O Padre Ramos assumiu a Paróquia no dia 04.02.2007 permanecendo aqui por mais de 13 anos, tempos em que empreendeu um dinamismo e uma reorganização geral das atividades religiosas voltando a motivar as pessoas para a participação ativa na Igreja que voltou a ter suas celebrações com muitos fiéis, inclusive nas missas campais que introduziu visto que nos momentos mais festivos a Igreja Matriz já não cabia mais.

Ressalte-se a assistência implementada na área rural, boletim com o auxílio dos Padres Fabrício e Lázaro e depois com o Padre Geraldo, sendo presença diária na vida dessas comunidades com celebrações de até três missas dia a dia.

Também é bom destacar a visão administrativa quando organizou o quadro de funcionários da Paróquia, com a participação das comunidades construiu e reformou mais de 68 igrejas e alguns salões perdidos dotando-as de sanitários e mais conforto, construiu com funcionários próprios móveis como cadeiras para o altar, púlpitos (tribunas para leitura), etc.  

A implantação de duas comunidades urbanas (Santo Expedito e São Sebastião), seguindo padrão das comunidades que instalou quando Pároco em Paulo Afonso BA é um modelo que precisa ser analisado pela igreja Católica na ampliação de sua amplitude missionária. São locais implantados em bairros ou ruas da cidade como um espaço de fé, oração e ensino religioso. Aqui as comunidades foram implantadas na Rua Aracaju e na Rua que desce da Feira Livre em direção a Escola Antonio Ribeiro.

 Mas, há outras realizações deixam com o Padre a sensação do dever cumprido. Não há como esquecer:

  • ·         Mutirões de evangelização (as ruas da cidade e alguns povoados enchiam-se de missionários levando mensagens e palavra de Deus);
  • ·         As romarias que carregava uma multidão orante as vezes por até 12 km como as Romarias da Serra da Santa Cruz, Romaria do Sertão (de Brejo Grande a Água Branca), Romaria de Feira Nova ao Riacho São José, Romaria da área da Cirica, etc.
  • ·         O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) levando inúmeros jovens a refletirem o Cristo;
  • ·         Assembleias mensais com representações da sede e área rural para formação e discussão de assuntos relacionados ao andamento da Paróquia;
  • ·         Fortalecimento da Pastoral do Dízimo, Terço dos Homens, Conselhos de comunidades etc.
  • ·         Cursos bíblicos, formações para Ministros da Eucaristia e Ministros da palavra.
  • ·         Grupos de Crismas nas comunidades rurais, antes restrito apenas a Sede:
  • ·         Iniciação da Pastoral da Saúde;
  • ·         Almoço coletivo para pessoas que moram sozinhas,
  • Entre tantas outras realizações destaque o zelo com a missão que lhe fora confiada.

Na homilia, Padre Ramos destacou:

Hoje é a última missa que celebramos juntos ... despeço-me de vocês agradecendo a Deus ... continuo anunciando o nome de Jesus e perto dos pobres ... sem Paróquia ...  de hoje em diante vou dedicar-me a escutar e aconselhar ... mais do que nunca estarei mais perto podendo ir na casa de cada um ... agradeço a Deus por este tempo aqui ... Encontrei em Jeremoabo uma parte da família que eu procurava e que Deus tinha reservado para mim ... não vejo diferença da minha família de sangue para a família aqui de Jeremoabo ou de Banzaê ou Paulo Afonso, comunidades que dediquei mais de trinta anos de minha vida ... ”

E conclamou a todos a receberem com carinho os novos Padres que logo chegarão.

No final, vários testemunhos e o padre Aboiador Eduardo declamou muitos versos pela missão do padre Ramos, terminando a celebração com muitos abraços e sessão de fotos com o padre como última lembrança.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 10h54
29°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
29°

Sensação

18.7 km/h

Vento

45%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
UNOPAR 2 27 05 2020
LIVRO MOSAICO
Adsense Sessão Política
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5