SEJA BEM VINDO
QUALIDADE DE VIDA

Pedro Alexandre BA está entre os piores municípios no ranking de qualidade de vida do Brasil

educação, renda e condições de moradia da população, como saneamento

05/12/2020 22h15Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: Brasil de fato (parcial) e Folha (parcial)
818

Um levantamento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) revelou um novo indicador de desigualdade no Brasil, o Índice Brasileiro de Privação (IBP).

O Índice Brasileiro de Privação (IBP), calculado pela primeira vez reúne dados referentes a todo o território nacional. Além de proporcionar um retrato de todas as cidades brasileiras, a partir de dados do Censo, ele permite análises em áreas específicas dentro dos próprios municípios. Com isso, é possível observar as discrepâncias locais de desenvolvimento.

Mais da metade dos 5,5 mil municípios brasileiros têm índices de privação da população considerados altos ou muito altos. São milhares de cidades em que os percentuais de pessoas que vivem com menos de meio salário-mínimo, são analfabetas e/ou vivem em moradias inapropriadas, sem água ou esgoto, atingem uma parte considerável da população.

Nas dez piores colocações estão cidades do Norte-Nordeste: Piauí (Massapê do Piauí), Maranhão (Belágua, Marajá do Sena e Fernando Falcão), Amazonas (Ipixuna, Itamarati e Atalaia do Norte), Pará (Melgaço), Bahia (Pedro Alexandre) e Alagoas (Traipu).

A Fiocruz agregou três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia da população, como saneamento. Entre as 1.000 melhores cidades brasileiras em IBP, apenas 3 são do Norte-Nordeste. Fernando de Noronha PE (641ª.), Salvador (885ª.) e Aracaju (989ª.).

 

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Pedro Alexandre - BA Notícias de Pedro Alexandre - BA
Jeremoabo - BA
Atualizado às 11h35
31°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
32°

Sensação

18.7 km/h

Vento

45%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5