SEJA BEM VINDO
coronavirus

Brasil registra primeiro caso confirmado de Covid-19 em animal

uma gata em Cuiabá MS

20/10/2020 23h13Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: A TARDE
397

Uma gata de poucos meses, de Cuiabá, no Mato Grosso, é o primeiro animal a testar positivo para o novo Coronavírus no Brasil. Ela não tem sintomas da Covid-19 e foi infectada por seus donos, durante o isolamento social. Mais dois contágios suspeitos, de outro gato e um cachorro, seguem sendo investigados.

A gata teve o diagnóstico confirmado por meio do teste de biologia molecular RT-PCR. A coleta de amostras para o exame foi realizada pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A Universidade Federal do Paraná (UFRP) recebeu o material e vai coordenar uma pesquisa sobre Covid-19 em animais de estimação.

Em laboratório, a China mostrou a possibilidade de gatos contagiarem outros felinos. No entanto, não se sabe se isso acontece com facilidade e se esses animais podem infectar seres humanos. Além disso, não há recomendações para que os animais utilizem máscaras.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, informa que “parece que ele pode se espalhar de pessoas para animais em algumas situações, especialmente após contato próximo com uma pessoa doente”.

Ainda de acordo com o órgão, há poucos relatos de cães e gatos de estimação infectados com o Coronavírus em todo o mundo e não existem evidências de que os animais desempenhem um papel significativo para disseminá-lo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários