A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Transporte (Setran), segue ofertando aos alunos da rede pública estadual de ensino o direito ao uso do transporte escolar, conforme a Lei Estadual nº 8.705/2020. Ao todo, mais de 40 mil estudantes são beneficiados com esse sistema, que abrange todo o estado de Sergipe.
“A finalidade precípua do transporte escolar é garantir a frequência às aulas e a redução dos índices de evasão escolar dos alunos matriculados na rede estadual de ensino”, afirma o chefe do Transporte Escolar da Seed, Carlos Eduardo.
Somente no primeiro semestre de 2025, já foram investidos R$ 35.373.512,32 no transporte escolar, seja na confecção das carteirinhas de passe escolar, seja no pagamento das empresas terceirizadas que realizam o deslocamento semanal dos mais de 40 mil alunos atendidos em todas as 10 diretorias regionais de educação.
Atualmente, a Seed possui contrato com dez empresas terceirizadas, que, juntas, somam 533 veículos. Desses, são 409 ônibus, 76 vans e 48 micro-ônibus, que são responsáveis pela locomoção dos estudantes. Das 76 vans, 15 são adaptadas para alunos com dificuldade de locomoção.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destaca os avanços no serviço de transporte escolar e o impacto direto na vida dos estudantes. “O transporte escolar é uma política pública fundamental para garantir o acesso à educação com dignidade e segurança. Os investimentos realizados neste primeiro semestre refletem nosso compromisso com os estudantes sergipanos. Estamos avançando com responsabilidade, ampliando rotas, qualificando os serviços e fortalecendo parcerias que contribuem para a permanência dos alunos nas escolas. O resultado é extremamente positivo, e seguimos trabalhando para ampliar ainda mais esse direito”, afirma o secretário.
Aracaju Card
Outro aspecto importante do transporte escolar oferecido pela Seed é a parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), por meio do cartão Aracaju Card.
O cartão escolar é destinado a alunos da Seed que residem na Região Metropolitana, composta por Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. É creditado no cartão o valor equivalente à meia-passagem, atualmente fixado em R$ 2,25, pago pela Seed.
A estudante Anna Beatriz Menezes, moradora do bairro Bugio, na zona norte da capital, é aluna do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, localizado no bairro São José. Ela utiliza diariamente o cartão para se deslocar até a unidade de ensino e destaca a facilidade que o benefício proporciona.
“Facilita muito, principalmente na questão de me deslocar até o ambiente escolar. Havia dias em que eu estava sem passagem e não conseguia comparecer à escola por causa disso. Desde que comecei a usar o cartão, não passo mais por esse problema”, relata a aluna.
Georreferenciamento
Recentemente, a Seed firmou uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para otimizar as rotas dos transportes escolares da rede pública estadual. O sistema identifica a melhor rota em cada território, reduzindo a distância de caminhada do estudante até o ponto de embarque e também o tempo de permanência dentro do transporte.
Essa tecnologia contribui para a pontualidade dos alunos e para a permanência nas unidades de ensino, como destaca o gestor da Diretoria Regional de Educação 1, localizada no sul do estado, Franz Russemberg. “Hoje, cerca de 60% dos nossos estudantes moram na zona rural. E é o transporte escolar que garante que eles cheguem às escolas no horário previsto e com segurança. Sem o transporte, a escola pública estadual teria sua principal função comprometida”, reforça
O gestor acrescenta que o transporte escolar é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o fortalecimento da educação pública na região sul de Sergipe.
Mín. 15° Máx. 28°