A Coleta seletiva do lixo tem despertado a atenção mundial e é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, podendo ser citados diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
Mas, a coleta seletiva vai além de um simples recolhimento diferenciado do lixo. Trata-se de um ciclo que começa com a geração e descarte dos resíduos e se completa quando o material reciclável é reintegrado em um processo produtivo.
Esta definição define bem o que foi o Encontro de hoje, 13, na Câmara Municipal de Vereadores de Jeremoabo BA, reunindo gestão municipal, vereadores, cooperativa de lixo, startup e sociedade civil interessada no tema.
Aqui em Jeremoabo BA a Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia (Ascoseba) é a responsável pela implantação desta Coleta em parceria com a Gestão Municipal e tem apontado alternativas que devem muar consideravelmente o olhar para esta área, a partir de industrialização de alguns itens selecionados como vidros e plásticos.
Na pauta principal o lançamento de um aplicativo, desenvolvido pela startup ECOARI, que possibilita ampliar a participação e motivação de todos para realizar a coletiva seletiva em sua residência, visto que haverá um sistema de pontos que renderá bônus para quem utilizar o aplicativo nos informes.
Ou seja, o aplicativo será um programa de benefícios que transforma lixo em pontos e é fácil de ser baixado no aplicativo play store bastando procurar pelo nome ECOARI. Destaque-se que Jeremoabo é o primeiro município do interior da Bahia a implantar o aplicativo
A mesa principal do evento demonstra o carinho com que a gestão está tratando este projeto e foi formada com a presença do Prefeito João Batista; do Presidente da Câmara, Neguinho de Lié, dos vereadores Antônio Chaves e Erick, e uma participação em grande maioria do secretariado municipal com a participação de Anabel (Secretária de Governo), Alípio (Meio Ambiente), Marcelo (infraestutura), Risvaldo (Saúde), Fernando (Obras) Márcia Penedo (Assistência Social e Josemar (Educação). Evidentemente também que a mesa incluiu Lívia Plácido, da ECOARI e Jorge Adriano gestor ambiental ASCOSEBA.
Mín. 19° Máx. 35°