SEJA BEM VINDO
MISSAS

Decreto da Diocese de Paulo Afonso (BA) permite reabertura parcial das Paróquias

Jeremoabo faz parte da Diocese de Paulo Afonso BA

19/07/2020 16h35Atualizado há 2 semanas
Por: Pedro Son
Fonte: redação com Pascom Diocese
222
nova disposição das cadeiras na Catedral
nova disposição das cadeiras na Catedral

A Diocese de Paulo Afonso (BA), da qual a Paróquia São João Batista de Jeremoabo BA faz parte, pensando no bem do povo de Deus e a vivência da fé comunitária, retoma as celebrações com a participação de fiéis, a partir de hoje (19 de julho). Foram mais de três meses com as igrejas “fechadas” e com restrição nos atos religiosos. Agora, as Paróquias seguem orientações de higienização e um número reduzido na participação nas celebrações litúrgicas.

O Decreto do Bispo Diocesano, D. Guido Zendron, denominado “DECRETO DIOCESANO COM ORIENTAÇÕES PARA RETOMADA GRADUAL DAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS COM A PRESENÇA DE FIÉIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID – 19”, descreve como as diversas Paróquias e quase-paróquias devem proceder nesse novo momento com a reabertura parcial. A situação da pandemia, provocada pelo novo covid-19, exige clareza e prudência.

A Diocese pede aos fiéis compreensão nesse momento, principalmente, dos idosos e dos grupos de risco, para que fiquem em suas casas e esperem o tempo certo para participarem das celebrações e compromissos na comunidade de fé.

No entanto, o documento alerta que as atividades estão vinculadas às orientações e recomendações sanitárias vigentes nos âmbitos civil e municipal, e caso as paróquias não tenham condições de cumprimento das medidas recomendadas, o processo deverá ser adiado até que a paróquia possa retomar com segurança suas atividades litúrgicas e pastorais.

A Diocese de Paulo Afonso BA abrange Paróquias nos municípios de Abaré, Adustina, Antas, Banzaê, Canudos, Chorrochó, Cicero Dantas, Coronel João Sá, Fátima, Glória, Jeremoabo, Macururé, Novo Triunfo, Paripiranga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Ribeira do Pombal, Rodelas, Santa Brígida e Sitio do Quinto

Aqui em Jeremoabo BA, exatamente hoje começa o “toque de recolher”, cujo Decreto só permite funcionamento das igrejas com missas e cultos até às 19 horas. Em função disso, o Pároco José Ramos Neves alterou o horário das missas a noite para 18 horas.

De acordo com o Decreto algumas medidas devem ser seguidas:

·         Afixação de cartazes com regras de higiene e distanciamento;

·         obrigatório uso de máscaras; portas de entrada distintas das de saída;

·         os fiéis devem higienizar as mãos à entrada da igreja com álcool em gel 70% INPM ou outro produto desinfetante, bem como desinfetar os pés nos tapetes sanitários;

·         respeitar a distância mínima de segurança entre participantes – de modo que cada fiel disponha, só para si, de um espaço mínimo de 2m² – e garantir, com medidas adequadas, que as distâncias necessárias sejam respeitadas (por ex.: fechando-se o acesso a alguns bancos ou alternando as filas, afastando cadeiras; marcando os lugares com cores ou outros sinais) e

·         para evitar aglomeração de pessoas nas igrejas com maior afluência de fiéis sejam-lhes oferecidas, na medida do possível, um maior número de celebrações;

Outras recomendações podem ser verificadas no Decreto que dispomos aqui para leitura dos interessados.

CLIQUE AQUI PARA LER O DECRETO COMPLETO

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários