SEJA BEM VINDO
MEDICINA

Univasf realiza formatura antecipada de estudantes da 1ª turma de Medicina do Campus de Paulo Afonso BA

A colação de grau foi oficializada em solenidade por videoconferência

03/05/2020 11h28Atualizado há 7 meses
Por: Pedro Son
Fonte: pa4.com
487
Cerimônia virtual
Cerimônia virtual

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) celebrou no último dia 30, a formatura antecipada da primeira turma de Medicina do campus de Paulo Afonso (BA). A colação de grau foi oficializada em solenidade por videoconferência, para 23 estudantes que decidiram conjuntamente com a Pró-reitoria de Ensino (Proen) e a coordenação do respectivo Colegiado Acadêmico pela antecipação da graduação em aproximadamente um semestre.

Medida similar foi adotada pela primeira vez na Univasf no último dia 24, quando foram graduados 32 estudantes do campus de Petrolina (PE). A iniciativa é parte das estratégias adotadas pela universidade para o enfrentamento à pandemia Covid-19, e respaldada em ato do Ministério da Educação (MEC), que autoriza a outorga, desde que cumprido o percentual mínimo de 75% da carga horária do estágio obrigatório, o internato médico.

A Portaria MEC 383/2020 que fixa as regras para colação de grau na modalidade antecipada abrange, ainda, outros três cursos da área de saúde, são eles: Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, destes apenas o último não é ofertado pela Univasf. Para todos os estudantes destas graduações é também exigido componente mínimo curricular com o cumprimento de 20% da carga horária total do curso.

As ações já implementadas pela Univasf no enfrentamento à pandemia englobam diferentes iniciativas, entre as quais, a suspensão do calendário acadêmico 2020, realização de eventos e atividades acadêmicas presenciais, inclusive cerimônias de colação de grau, a fim de evitar a aglomeração de pessoas, uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguida pelas autoridades de saúde também no Brasil. Com base nas medidas adotadas desde março passado pela Univasf, as solenidades de formatura são realizadas de modo remoto, através de videoconferência. Além disso, a assinatura das atas de colação pelos estudantes ocorre individualmente.

  CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários