SEJA BEM VINDO
São Paulo

Fábricas de Cultura promovem atividades musicais pelas redes sociais

Pelo YouTube e Instagram, programação contempla shows, conversas e oficinas

10/06/2021 11h50
Por: Pedro Son
Fonte: Secom São Paulo
21
Foto: Reprodução/Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo

Atividades musicais integram a programação de junho das Fábricas de Cultura. O programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, disponibiliza shows, conversas e oficinas sobre música por meio doYouTubeInstagrameSoundclouddo equipamento.

Com uma estrada vinda dos anos de 1980, passando pelos tocas-discos, aparelhos CDJ e controladoras,DJ Michael Shibuyacontará um pouco de sua trajetória como DJ de festas e bailes neste vídeo para as Fábricas de Cultura. Além disso, o artista oferecerá dicas importantes para quem também é amante da música eletrônica e pretende se aventurar por esse mundo de tecnologias e sonoridades sem fronteiras. O vídeo será disponibilizado no dia 12 de junho, sábado, às 18h pelo YouTube.

No vídeo disponibilizado no dia 13 de junho às 17h pelo YouTube, a história do fundador de uma das maiores comunidades de Samba do Brasil, o Samba da Vela, será apresentada.Chapinha da Velacontará um pouco de sua trajetória no samba paulistano e de como conseguiu entrar para elite dos compositores do gênero.

O MC e produtor musical David Maderit tem experiência como técnico de estúdio e está lançando o segundo disco solo, composto por 13 músicas inéditas.“Trukes Novos de um Velho MC”foi gravado em parcerias com outros artistas de maneira virtual no estúdio beat orgânico. A apresentação do disco será transmitida pelo YouTube no dia 19 de junho, das 18h às 19h.

Para amantes da música instrumental, o conceituado músicoPopó Moreiraoferece um pequeno show extraído da primorosa obra “Elita”, seu mais recente lançamento. Frente à lente de seu celular, Popó traduz em sons e silêncios sua guitarra, que trafega entre estilos variados e inebriantes, dos quais sua música sugere. O evento será realizado pelo YouTube, no dia 19 de junho às 19h.

OForróé um gênero musical e uma dança brasileira, com origens no continente africano e no continente europeu. O estilo ficou popularizado no Brasil por artistas, como Luiz Gonzaga, Severino Januário e outros grandes nomes. Para nos contar um pouco dessa história e fazer aquele tradicional forró, convidamos o mestre Sanfoneiro Carlinhos Farias, que teve a oportunidade de acompanhar Luiz Gonzaga e de fundar o clássico Trio Arcoverde de Forró. A atividade será transmitida no dia 24 de junho, quinta-feira, às 19h pelo YouTube.

A oficinaGestão de direitos culturais e legalidade da carreiratem como objetivo expandir o conhecimento de artistas, produtores e agentes culturais, jovens ou experientes, sobretudo da periferia de São Paulo, em relação à sua segurança artística na música. Isso significa poder produzir e comercializar seus trabalhos de forma legalizada tendo seus direitos garantidos por lei, afinal, a arte também é geradora de renda e se faz necessário profissionalismo e segurança. Estes vão desde a criação, execução até a comercialização do seu trabalho, facilitando o caminho para quem deseja viver de sua arte e ser devidamente valorizado por todo seu processo criativo. A oficina acontecerá pelo IGTV às 19h do dia 25 de junho, sexta-feira.

Em seguida, às 20h, o pocket show lítero-musicalNotícias da Próxima Décadaapresentará um repertório em que o autor encena seus poemas contracenando com o violão. Baseado no livro “Prece a Nossa Senhora das Barricadas e outros poemas”, escrito por Gracco, não apenas reflete a última década, mas prevê a próxima.

Em comemoração aos 40 anos de carreira do grupo, oTrio Virgulinopreparou um show especial. O forró de pé de serra com os clássicos do Trio, sucessos e músicas inéditas será transmitido pelo YouTube no dia 26 de junho, sábado, às 18h.

A Fábrica de Cultura Capão Redondo, em parceria com o Projeto Musicou e a TV Doc Capão, traz em primeira mão o piloto do podcastMusicou, um canal de entrevistas onde artistas da quebrada são convidados para uma apresentação musical ao vivo e uma troca sobre as experiências pessoais com a música.

Na segunda edição, o projeto traz Lena Silva e Bixop do projeto UmSoh, com a produção musical de Quebrada Groove. Lena é fotógrafa, estudante de serviço social e cantora, morou na Itália por 10 anos, antes de engajar-se em causas sociais e artísticas. Bixop é professor do curso Inglês na quebrada junto com Coletivo Desenrola e não me Enrola, além de ser radicado nos Estados Unidos e conhecido por cantar clássicos do Rap nacional, onde aprendeu o português. Juntos, unem experiências e conhecimentos de vida à música e a cultura hip-hop, resgatando e difundindo a diáspora africana e o amor afro-centrado, além de incentivar as pessoas a aprenderem idiomas com o aporte da música. O podcast estará disponível no dia 3 de julho, sexta-feira, às 18h noSoundcloud.

 

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Atualizado às 06h12
21°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 20°
21°

Sensação

12.7 km/h

Vento

99%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5