SEJA BEM VINDO
Bahia

Escolas estaduais resgatam tradições juninas durante ensino remoto

Em algumas escolas, os estudantes que vão buscar o material impresso, com horário previamente agendado, recebem um kit com produtos juninos.

09/06/2021 10h26
Por: Pedro Son
Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
17
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As unidades escolares da rede estadual de ensino resolveram criar estratégias para promover as tradições que fazem parte da cultura dos baianos. Além de abordar a temática durante as atividades curriculares, que estão sendo realizadas em ensino remoto, em algumas escolas, seguindo todos os protocolos de segurança, os estudantes que vão buscar o material impresso, com horário previamente agendado, recebem um kit com produtos juninos para ajudar a amenizar a saudade do arrasta-pé, impossibilitado de acontecer por causa da pandemia.

É o caso do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, no sul baiano. A vice-diretora Tereza Cristina Fidelis destaca o valor simbólico da iniciativa. “Como a festa junina é a mais tradicional para nós, uma manifestação cultural que promove o fortalecimento dos vínculos de afetividade, não poderíamos deixar o período passar em branco, mesmo neste momento de afastamento social. Por isso, nossa escola foi toda arrumada e, junto ao material, eles levam um kit com produtos juninos, como pé de moleque, paçoca, pipoca e amendoim”, afirma.

O estudante Iuri Silva Oliveira, 16, do 2º ano do Ensino Médio, ficou surpreso e feliz com a recepção. “Achei incrível a atenção e o carinho que a escola está tendo com seus alunos. Sabemos que é um momento difícil, mas ainda assim os nossos professores e gestores estão cuidando da escola, preparando o ambiente e nos mantendo sempre por perto para, quando pudermos voltar, nos sentirmos acolhidos”.

A aluna Caroline Oliveira, 15, 1º ano do Ensino Médio, também se expressou ao entrar na escola para pegar seu material impresso. “Encontrar a escola arrumada para nos recepcionar foi muito importante porque, apesar de tudo isso que estamos passando, a escola não deixou de pensar no bem-estar dos seus alunos e receber um kit maravilhoso como este significou adoçar um pouco a nossa vida”, disse Caroline.

Já o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, está preparando a Semana Junina, com instalação de equipamentos voltados à cultura nordestina e postagem de vídeos no Instagram da Escola Parque sobre curiosidades e tradições juninas, além de lives semanais interativas, tendo iniciado nesta terça-feira (8), com yoga. As demais serão nos dias 15, 22 e 29 de junho. “As atividades vão acontecer durante todo o mês de junho. Nosso objetivo é resgatar e reverenciar a cultura popular com a participação de toda a comunidade escolar”, explica o diretor da unidade, Gedean Ribeiro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Atualizado às 04h40
21°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 20°
21°

Sensação

14.8 km/h

Vento

97.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5