SEJA BEM VINDO
CIÊNCIA

Encontrado fóssil de barata com 99 milhões de anos

Acredita-se que é a única criatura que sobreviveu na era dos dinossauros

29/02/2020 10h53Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: Aventuras na História
234

***************************************************************************************************************************

NOTA DO SITE: Pois é! O tempo vai passando e ainda não sabemos tudo do passado. A cada momento novas descobertas surpreende o mundo científico.

***************************************************************************************************************************

Encontrado no vale Hukawng, em Mianmar, um fóssil de uma barata, praticamente intacto, foi localizado dentro de uma caverna conservado em âmbar. Acredita-se que o inseto, que viveu há 99 milhões de anos — no período Cretáceo —, seja a única criatura conhecida como sobrevivente da era dos dinossauros dentro da vida em cavernas.

Publicada no periódico científico Gondwana Resarch, dedicado a pesquisas específicas sobre o antigo supercontinente, que uniu as atuais Oceania, Antártida, África e América do Sul, a equipe de cientistas da Rússia, China e Eslováquia apresentaram a descoberta em julho de 2019 e, após análises de certificação, teve a confirmação da data do fóssil.

De tamanho pequeno, antenas com o comprimento maior do que o corpo, pigmentação pálida e asas impróprias para voo, a barata encontrada pertence a família Nocticolidae, que evoluiu e possibilitou o desenvolvimento  de características próprias com a separação do continente de Gondwana, que ainda era unido na data que as baratas viveram.

O inseto descoberto se tornou o mais antigo animal já encontrado dentro de uma caverna. Até então, as espécimes mais velhas já achadas eram da era Cenozóica - que são datados a partir de 65 milhões de anos. Com base nessa descoberta, a equipe busca mais informações sobre o motivo de extinção da vida em cavernas nessa época.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Atualizado às 15h47
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
35°

Sensação

16.2 km/h

Vento

44.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
LIVRO MOSAICO
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5