SEJA BEM VINDO
CARNAVAL

Águia de Ouro é campeã em SP homenageando Paulo Freire e educação

Escola homenageou Paulo Freire, alvo de ataques constantes do governo Bolsonaro

26/02/2020 15h36Atualizado há 1 mês
Por: Pedro Son
Fonte: Carta Capital
238

A educação venceu. A área que vem sendo tão atacada e maltratada pelo governo federal sagrou-se campeã do carnaval de São Paulo, com a vitória da Águia de Ouro e seu enredo sobre a sabedoria. De autoria de Marcelo Casa Nossa, Armênio Poesia, Darlan Alves, Fredy Viana, Xandinho Nocera e Chanel, o enredo campeão exaltou o poder do saber – “Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

A escola localizada no bairro da Pompeia, na capital paulista, fechou a apuração com 269,9 pontos, na frente da Mancha Verde (269,8) e Mocidade Alegre (269,7). Foi o primeiro título da agremiação. Pérola Negra e X-9 Paulistana foram as escolas rebaixadas e disputam o carnaval de 2021 no grupo de acesso.

A Águia de Ouro levou para o sambódromo do Anhembi um enredo sobre educação e homenageou o educador Paulo Freire em uma das alegorias que lembrava uma escola. A escola da zona Oeste da capital paulista lembrou uma das frases mais famosas do educador (“não se pode falar de educação sem amor”) e ainda cantou um “viva Paulo Freire”.

Freire, um educador reconhecido internacionalmente, é alvo constante de ataques da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de muitos de seus aliados e de parte do setor mais conservador brasileiro.

O enredo “O Poder do Saber – Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer” representou a história da sabedoria, partindo da Idade da Pedra. A escola ainda incluiu em suas alas mensagens sobre diversidade e pessoas com deficiência.

Grupo de Acesso

A escola de samba Vai-Vai foi a campeã do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo, e, junto da Acadêmicos do Tucuruvi, que ficou em segundo lugar, vai desfilar pelo Grupo Especial no ano que vem.

O desfile da Vai-Vai comemorou seus 90 anos. A escola surgiu organizada por um grupo de “penetras” das rodas de samba do bairro Bixiga, chamadas, à época, de Cai-Cai. O nome da Vai-Vai é uma referência ao gesto de afastar alguém indesejado com a expressão “vai, vai”. Hoje, é uma das agremiações mais populares de São Paulo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Atualizado às 16h26
31°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
32°

Sensação

20.6 km/h

Vento

45.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5