SEJA BEM VINDO
FILME

Filme “3 refeições” mostra a caravana e o legado de Lula e teve filmagens em Jeremoabo BA, Canudos BA e Monte Santo BA

O filme “3 Refeições” chega ao público através do Festival Internacional de Cinema de Santos neste final de março 2021.

30/03/2021 10h01Atualizado há 1 semana
Por: Pedro Son
Fonte: Carta Maior
764
imagem carta maior
imagem carta maior

“Se todo brasileiro vier a ter condições de fazer três refeições por dia, minha missão na presidência estará cumprida". Era mais ou menos assim que Lula se expressava desde que começou a correr o país como pré-candidato. A Caravana da Cidadania contra a Fome, levada a cabo em 1993 seguindo percurso do jovem Lula de Garanhuns (PE) a São Paulo, foi o primeiro grande movimento nesse sentido e ocupa dois terços do documentário 3 Refeições, de Maria Maia.

Com poucos recursos, mas muita dedicação, a diretora acompanhou a caravana nas cidades de Jeremoabo BA, Canudos BA e Monte Santo BA, no sertão da Bahia. A voz de Lula entra em cena bem antes de sua imagem aparecer na intensa interação com lavradores, boiadeiros, donas de casa e famílias então à beira da miséria. Para todos ele tem uma palavra de carinho e de estímulo, junto com o abraço e o afago. Acompanhado por Marisa Letícia, cercado de gente nas ruas ou de seus consultores no ônibus, o fundador do PT era a própria imagem da esperança. Na época, fumava charutos.

A passagem por aquela região inspirou Maria Maia a associar a imagem de Lula à de Antonio Conselheiro, representado em estética mítico-sertaneja por um ator no começo do filme. Luiz Carlos Barreto vai pronunciar mais adiante que "Lula é um profeta popular". No seu discurso em Canudos, Lula exalta a permanência do beato com palavras que iria repercutir a respeito de si mesmo quando de sua prisão em 2018: "Mataram a carne de Conselheiro, mas não suas ideias, que estão aqui nesse povo".

E o povo baiano parecia não ter dúvidas quanto ao papel de Lula no futuro do país. O professor Candido Mendes, um dos ilustres que seguiam com a caravana, comparava-a à Coluna Prestes. Zuenir Ventura também estava lá, compartilhando os elogios. Lula prometia uma coisa que, infelizmente, não teve força para cumprir: "Vamos fazer uma reforma agrária nos meios de comunicação deste país". Se tivesse cumprido, talvez não estivéssemos onde hoje estamos.

Nessa primeira parte do filme, a diretora imprime uma coloração épica à saga nordestina através da música de Villa-Lobos, de textos de Euclides da Cunha e das remissões a Antonio Conselheiro. Longos travellings de janela de carro descrevem a paisagem seca do sertão. De súbito, um corte também seco atira o filme para dez anos depois, quando Lula toma posse no Planalto. Sobre as imagens de euforia daquele momento, inicia-se o terceiro ato de 3 Refeições, uma detalhada análise dos programas sociais que procuraram atacar as causas estruturais da fome no Brasil.

O protagonismo do documentário é então repassado a João Pedro Stédile, Patrus Ananias, Samuel Pinto Guimarães, Teresa Cruvinel e outros. Desde uma perspectiva do imediato pós-golpe de 2016, eles e elas vão refletir sobre as conquistas sociais dos governos do PT: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Água para Todos, Programas de Aquisição de Alimentos e de Fortalecimento da Agricultura Familiar, etc. Sai Antonio Conselheiro, entra Josué de Castro.

Sem prejuízo da lucidez do que se fala, o filme assume, nesse ponto, um certo ar institucional, com imagens que sugerem propaganda eleitoral. Tanto aqui quanto na primeira parte, “3 Refeições” se ressente de uma montagem muito condescendente. Imagens de cobertura ficam desassociadas das falas, o ritmo se estende e sugere que um maior enxugamento teria feito muito bem ao conjunto. Mesmo assim, a importância do material bruto, especialmente da caravana, e o balanço histórico retrospectivo fazem do filme de Maria Maia um documento merecedor de toda atenção.

Fonte: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cinema/A-caravana-e-o-legado-de-Lula/59/50216

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Atualizado às 22h35
22°
Pancada de chuva Máxima: 33° - Mínima: 22°
22°

Sensação

10.3 km/h

Vento

85.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
UNOPAR 2 27 05 2020
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
FESTIVAL MUSICA JEREMOABO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5