SEJA BEM VINDO
FATOS HISTÓRIA

Os fatos que marcam o dia 02 de Fevereiro na História no Brasil e Mundo

Dia 02 de Fevereiro na História

02/02/2020 14h31Atualizado há 2 meses
Por: Pedro Son
Fonte: Hoje na História
282

02.02.1536

Fundada a cidade de Buenos Aires

A fundação do que em primeira instância se chamou Porto de Santa Maria del Buen Aire, ocorreu em 2 de fevereiro de 1536, e segundo alguns historiadores sua função não era a de se converter em cidade, e sim em um forte, que seria instalado por motivos estratégicos, para ser utilizado na defesa da zona. Este forte estava construído de forma precária, rodeado por um muro de terra de 150 varas por lado e quase dois metros de altura, e uma fossa com uma paliçada. O forte era constituído por estruturas de barro e palha, utilizados como casas, e cinco igrejas. Pedro de Mendoza (Governador e Capitão Geral argentino) foi quem fundou o lugar, e posteriormente lhe deu o novo nome de Buenos Aires. Ocupou cargos na corte real de Carlos I da Espanha e participou de várias campanhas militares na Itália e na Alemanha.

02.02.1542

Espanhol Francisco de Orellana chega ao rio Amazonas

No dia 2 de fevereiro de 1542, o explorador Francisco de Orellana chegou ao Rio Amazonas após percorrer todo o curso do rio, desde os Andes até o Oceano Atlântico. Ele foi o primeiro aventureiro, que se tem conhecimento, a ter realizado este trajeto no Amazonas. De acordo com a Relación de frei Gaspar de Carvajal, a viagem de Orellana, em 1541 e 1542, pelo leito do rio com maior vazão de água do mundo, serviu para reescrever a lenda das mulheres guerreiras, as amazonas da mitologia grega clássica. Os espanhóis, em busca do ouro, teriam perdido um confronto para as índias icamiabas – que dominavam o Rio Amazonas. Ao saber do fato, o rei Carlos V, batizou o rio de Amazonas em homenagem a estas mulheres guerreiras. Orellana morreu dois anos após desbravar o Amazonas. Em maio de 1544, saiu de Sanlúcar de Barrameda com quatro navios e 400 homens, mas a expedição fracassou e somente dois navios chegaram ao Amazonas. Orellana morreu no rio, quando tentava retornar à Europa.

02.02.1943

Termina a Batalha de Stalingrado

Travada durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado terminou em 2 de fevereiro de 1943. A operação militar foi conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças soviéticas pela posse da cidade de Stalingrado, na União Soviética. É considerado um dos maiores e mais sangrentos confrontos de toda a história, causando cerca de dois milhões de mortos e feridos.

A investida havia começado em 17 de julho de 1942. A batalha foi o ponto de virada da guerra na Frente Oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético, a partir de onde o Exército Vermelho empurraria as forças nazistas até Berlim.

O conflito chegou ao fim quando a contra-ofensiva soviética cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo. Foi a segunda derrota em larga escala dos nazistas na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva. O confronto foi marcado por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados.

Estima-se que as tropas do Eixo sofreram cerca de 850 mil baixas. Dos 91 mil alemães feitos prisioneiros em Stalingrado, 27 mil morreram em questão de semanas e apenas 5 mil voltaram à Alemanha. Dados de arquivos mostram que os soviéticos sofreram cerca de 1.130.000 baixas, sendo 480 mil mortos e prisioneiros e 650 mil feridos.

02.02.1997

Morre Chico Science, um dos fundadores do movimento Manguebeat

No dia 2 de fevereiro de 1997 morria em Recife, Pernambuco, o cantor e compositor Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science. Um dos principais idealizadores do movimento Manguebeat, em meados da década de 1990, ele foi o líder da banda Chico Science & Nação Zumbi.

Sua carreira foi precocemente encerrada aos 30 anos por conta de um acidente de carro. Seus dois álbuns gravados - Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996) - foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone. Nascido em Olinda (PE) no dia 13 de março de 1966, Chico Science misturou ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, com suas influências do hip-hop, soul e funk na banda Nação Zumbi. O grupo lançou um "movimento", o Manguebeat, com o manifesto “Caranguejos com Cérebro”. Seu primeiro álbum, Da Lama ao Caos, projetou a banda nacionalmente. O segundo, Afrociberdelia, levou a banda a viagens pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica.

02.02.1999

Hugo Chávez assume a presidência da Venezuela

Em dezembro de 1998, Hugo Chávez ganhou a presidência da República venezuelana e no dia 2 de fevereiro do ano seguinte assumiu a primeira magistratura e prometeu realizar uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição que estivesse em harmonia com esses tempos, e de fato foi feita e pôs seu cargo às ordens do órgão Supraconstitucional no dia 9 de agosto desse mesmo ano. Jurou novamente ante a Assembleia Nacional Constituinte como primeiro Mandatário da República da Venezuela no dia 15 de dezembro de 1999. O povo venezuelano acudiu a um referendum para decidir se seria aprovada a nova Constituição Bolivariana da Venezuela. Votaram a favor e foi publicada no Diário Oficial no dia 30 de Dezembro desse ano.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Jeremoabo - BA
Atualizado às 14h42
32°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
36°

Sensação

23.9 km/h

Vento

60%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
LIVRO MOSAICO
Adsense Sessão Política
Municípios
RADIO VAZA BARRIS
Últimas notícias
Campina Grande Tour
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5