Terça, 24 de Maio de 2022
24°

Pancada de chuva

Jeremoabo - BA

Geral OPINIÃO

Joga-se dama com regras de xadrez.

Lucas Faillace Castelo Branco

28/02/2022 às 10h51 Atualizada em 28/02/2022 às 10h55
Por: Pedro Son Fonte: www.politicalivre.com.br
Compartilhe:
Joga-se dama com regras de xadrez.

Raro é encontrar um verdadeiro democrata. Conheço inúmeros defensores fervorosos da democracia no discurso, mas que na prática realmente não o são. Posa-se de democrata para o público e age-se antidemocraticamente nos bastidores.

A rigor, as pessoas querem fazer a sua vontade e sua visão de mundo prevalecerem. Querem que seus interesses ou os do grupo a que pertencem sejam promovidos.

Isso, por si mesmo, não é o problema. Todo mundo quer que seu ponto de vista vingue. Entretanto, o que tem se notado mundo afora, mas especialmente no Brasil, é a quebra das regras do jogo democrático com vistas a alcançar o poder. Contudo, nada disso deveria surpreender, considerando-se a natureza humana. Maquiavel já dizia: se for para fazer o bem, faça, desde que isso o ajude a conquistar o poder ou a mantê-lo no poder.

Se for para fazer o mal, faça, desde que isso o ajude a conquistar o poder ou a mantê-lo no poder. Hoje, vale o seguinte: diga que é um democrata a não mais poder e, no jogo político, faça de tudo para que seu grupo sobrepuje o oponente, mesmo que seja necessário violar as regras que em público se diz defender. Maquiavel analisou a realidade política de seu tempo tal como ela era, sem idealizar o homem.

Mas ser um democrata verdadeiro exige, como requisito, a superação dessa visão consequencialista que não se preocupa com a ética, daí a grande dificuldade da democracia. Por isso é tão difícil testemunhar uma democracia madura. Sem o respeito às regras do jogo democrático, não há como haver eleições justas, liberdade de expressão, igualdade, liberdades civis. Esses valores têm de ecoar, sinceramente, na população.

As regras do jogo democrático são refinadas, como as do jogo de xadrez. E não se pode pretender aplicar as regras de xadrez quando se joga dama. No Brasil, joga-se dama com pretensas regras de xadrez. 

[1] Lucas Faillace Castelo Branco é advogado, mestre em Direito (LLM) pelo King’s College London (KCL), Universidade de Londres, e sócio de Castelo e Dourado Advogados. É especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Direito empresarial (LLM) pela FGV-Rio. Atualmente é Aluno Especial do mestrado em Contabilidade da UFBA. É, ainda, membro do Instituto dos Advogados da Bahia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias