Terça, 24 de Maio de 2022
24°

Pancada de chuva

Jeremoabo - BA

Geral OPINIÃO

Minha Sina

uma crônica do Padre Lió

28/02/2022 às 10h29
Por: Pedro Son Fonte: Padre Eliomar
Compartilhe:
Minha Sina

MINHA SINA

Padre Lió

Nem sempre sua sina é sina... Quem sabe, você se deixou levar pelo poder da palavra, sem fazer nenhum questionamento ou interferência... Que tal debruçarmos com propriedade na raiz da palavra e beber da fonte, da originalidade... SINA vem do latim (SIGNA) que significa sinal, marca... Que nos remete a calamidade, destino, predestinação, fado, carma... O termo é usado para descrever que sua vida já está traçada e não se pode mudar o rumo da sua história. Mas, não só de dor, tormento e sofrimento vive o homem! Deus sempre tem uma saída a nos mostrar e a nos revelar... Portanto, diante de tantos significados inevitáveis, a palavra SINA também vem expressar SORTE. E sorte na bíblia significa VIDA... E o que queremos na vida é dar uma guinada na nossa vida; diante de um destino marcado, traçado, fechado e amaldiçoado...

Lembrei-me do trecho de uma canção de Zeca Baleiro: “Eu chorando pela estrada, mas o que eu posso fazer? Trabalhar é minha sina”... Por outro lado, sabemos que trabalho não é sina, trabalho é bênção de Deus. “Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e próspero”. (Salmos 128:2). Aí sim! Podemos adaptar essa música com uma nova versão: Trabalhar é minha SORTE... Obrigado senhor! Pelo meu emprego, pelo pão de cada dia, pelo sustento da minha casa e da minha família... Sorte sua! Sorte é vida! E viva a vida! Trabalho dá trabalho para quem não quer nada com a vida... Sugando e vivendo do suor do outro, feito sanguessuga.

Venho trazer mais uma composição de Clementina de Jesus, com o mesmo direcionamento e alinhamento de peleja e sofrimento: “Mulher, a tua sina é de viver no meio de vagabundo. Não sei pra que você nasceu assim. A tua vida é a desgraça do mundo”. Coitada dessa desgraçada! Alguém desgraçou essa desgraçada. Só sei de uma coisa; não foi Deus... A sociedade é em grande parte responsável pelas nossas desgraças... “As desgraças buscam o desgraçado mesmo que ele se esconda nos cantos mais remotos da terra”. (Miguel de Cervantes) – Na desgraça sempre tem uma participação ativa nossa e uma coparticipação passiva do outro. Quem semeia a injustiça colherá a desgraça... É por isso que tem alguém que chega à seguinte conclusão: ESSA É A MINHA SINA... Chorar as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair desgraças... O desejo daquele(a) que reconhece o seu passado (erro) é transformar as suas desgraças em graças e bênçãos...

Algumas vezes já ouvimos essa expressão: TRISTE SINA... Aproveito para compartilhar esse lindo e profundo pensamento de Silvano Capeloto que nos diz: “Quão bela é a triste sina do palhaço, pois mesmo com uma lágrima a lhe escorrer pelo rosto, é capaz de levar um sorriso aos lábios de uma criança”. A SINA nos ensina a enxergar que por trás de uma lágrima ou de um choro, sempre há um amanhã, um sol nascente, vitaminado de esperança... “A esperança é o sonho do homem acordado”. (Aristóteles)

Pe. lió

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias