COPA RURAL 2011: Tabela das Semifinais

A Semifinal da Copa Rural 2011 começa dia 08.01.2012 com a seguinte tabela:

 

1ª. RODADA

DATA

GRUPO

Equipe 1

Placar

placar

Equipe 2

08.01.2012

1

ADRIANA

 

 

TANQUE DE CIMA

08.01.2012

2

MONTE ALEGRE

 

 

BAIXA DA PEDRA

08.01.2012

3

RIACHO SÃO JOSÉ

 

 

VIRAÇÃO

08.01.2012

4

BELO MONTE

 

 

FEIRA NOVA

2ª. RODADA

DATA

GRUPO

Equipe 1

Placar

placar

Equipe 2

15.01.2012

1

TANQUE DE CIMA

 

 

ADRIANA

15.01.2012

2

BAIXA DA PEDRA

 

 

MONTE ALEGRE

15.01.2012

3

VIRAÇÃO

 

 

RIACHO SÃO JOSÉ

15.01.2012

4

FEIRA NOVA

 

 

BELO MONTE

 

Para esclarecimentos de dúvidas, principalmente com relação à equipe biônica classificada, destacamos o Regulamento da Competição:

 

ART. 4º: SEGUNDA FASE “SEMIFINAL” – Nesta segunda fase ocorrerá o cruzamento dos classificados, nos zonais, da seguinte forma:

Grupo 1: Zonal 1 x Zonal 2

Grupo 2: Zonal 3 x Zonal 4

Grupo 3: Zonal 5 x Zonal 6

Grupo 4: Zonal 7 x perdedor de melhor campanha nos zonais

§ 1º. Os jogos serão realizados no sistema de ida e volta, sem vantagem de nenhuma equipe, e os perdedores estão eliminados da Copa.

§ 2º. Serão classificados para a fase FINAL os vencedores de cada grupo;

§ 3º. Para definição do perdedor de melhor campanha será utilizado os seguintes critérios:

  1. Maior número de pontos ganhos;
  2. Maior saldo de gols (gols marcados menos gols sofridos);
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Menor número de gols sofridos;
  5. Sorteio;

 CAMPANHAS DOS MELHORES TIMES DA PRIMEIRA FASE:

  1. Feira Nova com 14 pontos;
  2. Força Jovem com 12 pontos
  3. Canché com 10 pontos;
  4. Muriti com 9 pontos

Copa Rural 2011: Baixa da Pedra é o último classificado

 

A Baixa da Pedra é o último time classificado para as semi-finais da Copa Rural 2011, após empatar novamente com a equipe da Feira Nova em 0x0 e vencer nos penaltis por 3 x 1 e agora enfrenta a equipe do Monte Alegre em dois jogos.

Logo mais a tabela completa das semi-finais

Balanço de Ações da Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo

 Apresento-lhes um Balanço Resumido de Ações da Secretaria Municipald e Educação, Esporte, Cultura e Turismo em 2011, dentro do princípio de Publicidade de que trata a Constituição Federal. Assim que possível, disponbilizaremos um Balanço Financeiro Orçamentário de nossa Secretaria, embora apresentemos, abaixo, um resumo dos recursos constitucionais recebidos.Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos e dúvidas.

PEDRO PEREIRA DA SILVA FILHO

Secretário Municipal

RELATÓRIO 2011

 

EDUCAÇÃO

 

  1. PROGRAMAS EM AÇÃO:

 

    1. Projeto Universidade para Todos (Cursinho Pré-Vestibular) parceria com a UNEB para 50 alunos egressos da Rede Pública.

 

    1. Cursos de Letras (2 turmas) e Matemática (1 turma) com parceria da UNEB;

 

    1. Projeto Saberes da Terra, (4 turmas: Água Branca, Brejo Grande (2 turmas) e Riacho São José), beneficiando 100 alunos que recebem bolsa de R$100,00, a cada 60 dias, para jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental, com professores e profissionais especializados a exemplo de Engenheiro Agrônomo;

 

    1. Programa TOPA – Todos pela Alfabetização, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, com a participação de 1.670 alunos, 155 alfabetizadores e 31 coordenadores, 155 turmas, em todo o município, na zona rural e na sede.

 

    1. Programa Baú de Leitura nas escolas Antenor Amaro Neto (Lagoa do Mato); Manoel Carvalho Santana (Monte Alegre);  Araújo Souza (Água Branca); Luzia Eulina (Brejo Grande) e no Anexo da Escola Luis Eduardo Magalhães, na Cirica;

 

    1. Programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, na Escola Luis Eduardo Magalhães, Lagoa do Inácio, em parceria com o Governo do Estado, ampliamos em mais uma sala de aula.

 

    1. Programa Escola Ativa, método pedagógico destinado às escolas da zona rural no combate à evasão e reprovação;

 

    1. Participação do programa Círculos de Avaliação com capacitação de professores e coordenadores para constante avaliação da Rede;

 

    1. Projeto Presença de controle de frequência dos alunos cujos pais recebam Bolsa Família;

 

    1. Assinatura do Pacto pela Educação destinado a alfabetização de crianças na Sede e Zona Rural para crianças matriculadas no 1º. ano do ensino fundamental;

 

 

  1. JORNADA PEDAGÓGICA:
    1. Realização de Jornada Pedagógica para professores do 1º ao 9º ano, com a participação do professor Jorge Portugal;

 

 

  1. CAPACITAÇÃO:

 

    1. Programa PROGESTÃO de capacitação para todos os gestores escolares (curso de 300 horas) com complementação posterior para pós-graduação;

 

    1. Palestra de “Prevenção às drogas na Escola” com o psicólogo Gilson Barbosa Neto;

 

    1. Programa Sábado Nobre com palestra do Professor Ricardo, Mestre da Universidade do Recôncavo Baiano, com o tema Drogas e Cultura e com o Doutor Professor Ney Wendell sobre Teatro, Educação e Cidadania;

 

    1. Professores estão sendo capacitados em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para surdos;

 

    1. Formação pelo Pacto pela Educação de um coordenador e dois professores;

 

    1. Participação em eventos diversos:

 

  1. i.    Seminário de Educação no Campo em Juazeiro;
  2. ii.

 

 

  1. INFRA-ESTRUTURA:

 

    1. Continuação da reforma de escolas municipais da zona rural, a exemplo da Escola do Km 22, Lagoa Escondida, Água Branca, Brejo Grande, Brancos, Baixa dos Quelés, Rompe Gibão, Carnaíba, Lagoa do Mato, etc. Neste momento trabalhamos forte na Escola do Canché, Monte Alegre e Monsenhor Magalhães e iniciando Cirica e Lagoa do Inácio.

 

    1. Adaptação das Escolas Municipais contempladas com Salas de Recursos Multifuncionais, consistindo em colocação de grades em portas e janelas e aquisição de mobiliário, destinadas a trabalhar com alunos com necessidades especiais (surdos, mudos, cegos, etc.), com 3 (três) computadores, 01 notebook e outros equipamentos já recebidos: João Paulo II, Menino Jesus, Cordolino Cerqueira (Canché), Bento de Sá Carvalho (Malhada Vermelha) e Luis Eduardo Magalhães (Lagoa do Inácio).

 

  1. Adaptação e reforma das salas das escolas Evaristo Cardoso Varjão, Dr. Carvalho Sá e Juliana Melo, onde funcionarão Laboratórios de Informática com 17 (dezessete) computadores já recebidos em doação pelo MEC, totalizando 51 (cinqüenta e um) computadores.

 

    1. Apoio a Biblioteca Municipal Bento Nolasco com nova sede, aquisição de livros, melhoria das instalações e dotação de funcionários suficientes para o atendimento.

 

    1. Distribuição de mais de 4.000 kits escolares com bolsa, caderno, lápis, etc.

 

    1. Recebimento de dois ônibus escolares novos (um normal e um micro-ônibus) dentro do Programa Caminho da Escola e mais um já disponível até março 2012 pela resolução 64, de 16.11.2011;

 

    1. Aquisição de utilitário (caminhonete) para serviços da secretaria;

 

    1. Aquisição de automóvel;

 

    1. Aquisição de moto;

 

    1. Aquisição de computadores para a Secretaria;

 

    1. Atenção ao Mobiliário: carteiras, mesas e cadeiras de computador, armários, etc.

 

    1. Levantamento da Situação Escolar da Rede Municipal em consonância com Programa do MEC utilizando-se instrumental via web;

 

  1. CIVISMO

 

    1. Recuperação do gosto pelo civismo com a realização de grande desfile no dia Sete de Setembro e no dia do aniversário da cidade, passado e manifestações culturais e passeatas das escolas da Rede Municipal, Escola Antonio Carlos Magalhães, Estadual e Escola Leonardo da Vinci, privada.

 

    1. Evento em homenagem ao estudante, com grande concentração no Clube Cajueiro e realização do Concurso de Miss e Mister Estudantil.

 

    1. Realização da festa dos Professores;

 

  1. FUNCIONALISMO:

 

    1. Aprovação do Plano de Carreira do Magistério, defasado desde 1998, pela Lei 419, de 30.06.2011.

 

  1. CONTROLE SOCIAL:
    1. Organização do Conselho Municipal de Educação;

 

  1. PLANEJAMENTO (Ações em andamento)
    1. Elaboração de diagnóstico para o programa PAR 2011 a 2015.

 

CULTURA

 

  1. EVENTOS:

 

    1. Realização dos concursos de quadrilhas, poesia, licor e mungunzá durante os festejos juninos;

 

    1. Organização da Semana da Consciência Negra com palestras nas escolas, exibição de filmes, momentos de arte e passeata com a participação de quase 1.000 alunos;

 

    1. Realização de sessões de cinema dentro do programa CINEMA NA PRAÇA;

 

    1. Apoio a realização de festas populares nos povoados;

 

    1. II Conferencia de Cultura Municipal que possibilitou a participação de delegados em Vitória da Conquista na Conferencia Estadual;

 

  1. CAPACITAÇÃO:

 

    1. Oficina de Teatro de Rua com o Professor Dr. Ney Wendell para capacitação de atores e organização de grupo de teatro;

 

  1. APOIO A GRUPOS:

 

    1. Apoio ao Grupo D’Cartys para apresentações de eventos culturais com doação de figurinos, pandeiros e instrumentos, dentro do programa Faz Cultura;

 

    1. Apoio ao grupo Prá Recordar com doação de Violão dentro do programa Faz Cultura;

 

 

ESPORTE

 

  1. EVENTOS:

 

  1. Realização de mais um Campeonato Municipal de Futebol;

 

  1. Realização da II COPA RURAL DE FUTEBOL JEREMOABENSE, com a participação de 46 (quarenta e seis) equipes e 800 (oitocentos) atletas;

 

 

  1. INFRA-ESTRUTURA:

 

  1. Reforma e Construção de vários campos de futebol na zona rural do município;

 

  1. Doação de bolas e uniformes para prática do futebol e do voleibol no município

 

 

  1. CAPACITAÇÃO:

 

  1. Realização de Oficina para árbitros, atletas e dirigentes de futebol de salão para atualização das regras;

 

  1. Apoio a seleção sub-17 de futebol jeremoabense na Copa do Caju;

 

 

 

PLANEJAMENTO (Ações a serem realizadas)

 

  1. Educação Integral (Programa Mais Educação)

29112702

ESCOLA DR CARVALHO SA

34.178,60

29112745

ESCOLA ESTADUAL JOSE NOLASCO DE CARVALHO

25.178,60

29113431

ESCOLA MONSENHOR JOSE MAGALHAES

28.228,60

29113458

ESCOLA MUL EVARISTO CARDOSO VARJAO

27.028,60

29113466

ESCOLA MUL JOAO PAULO II

19.828,60

 

TOTAL

134.443,00

 

 

  1. Cobertura das Quadras do Colégio Municipal e Evaristo Cardoso Varjão

 

  1. Construção de duas creches na cidade e Agua Branca;

 

  1. Construção da Escola Menino Jesus (300 mil)

 

  1. Ampliação do Programa Baú de Leitura para mais escolas;

 

  1. Programa Xadrez nas Escolas;

 

  1. Aquisição de, pelo menos, 50 (cinquenta) computadores para Escolas da Rede Municipal;

 

  1. Aquisição de mais 03 (três) ônibus escolares dentro do programa Caminhos da Escola;

 

  1. Aquisição de 500 (quinhentas) bicicletas dentro do Programa Caminhos da Escola;

 

10. Aquisição de mobiliário escolar;

 

11. Reforma das escolas ainda não contempladas;

 

12. Distribuição de kits escolares a todas as crianças matriculadas;

 

13. Jornada Pedagógica com Erik Penna, Educação no Campo, Pacto pela Educação;

 

14. Aquisição de produtos da agricultura familiar para merenda escolar.

 

15. Conclusão do Plano Municipal de Educação;

 

16. Realização do Campeonato de Futebol de Salão, Campeonato Municipal de Futebol Masculino e Feminino e III Copa Rural de Futebol e tentar uma Copa Regional de Campeões (municípios da Copa do Caju);

 

17. Programa Segundo Tempo;

 

18. Reforma da Quadra Adauto Pereira de Souza e Ginásio Esportivo Paulo José de Carvalho;

 

19. Conclusão da Construção da Casa de Cultura Municipal;

 

20. Apoiar criação do grupo de teatro;

 

 

ALGUNS DADOS ESTATISTICOS:

 

  1. Alunos
    1. 9.300 alunos

 

  1. Professores quantitativos
    1. 409 professores
    2. 42 cargos em comissão
    3. 66 contratos

 

  1. 290 auxiliares efetivos
  2. 65 contratos

 

TOAL DE FUNCIONARIOS: 872 funcis

 

 

 

RECURSOS RECEBIDOS:

 FUNDEB: R$ 17.733.434,22

  1. Quotas Salário Educação: R$ 705.762,08
  2. FUNDEB: R$ 17.733.434,22
  3. Merenda Escolar: 596.880,00 (até 30.11.2011);
  4. Transporte Escolar: 371.288,96
  5. Orçamento Educação Total para 2012: R$ 21.994.500,00 (2012)

Conferencia Territoral de ATER acontece em janeiro

O Território Semiárido Nordeste II, que engloba 18 municípios de nossa região, inclusive Jeremoabo, realizará sua Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural no dia 26.01.2012, em Ribeira do Pombal, no Auditório da EBDA, como etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural, momento importante de reflexão da atuação dos órgãos e necessidades de nosso município e região.

No evento serão eleitos os delegados que irão à Conferência Estadual de ATER a ser realizada em março 2012, num total de 18 delegados, assim distribuídos:

Setor Governamental 1/3 = 6 (4 Representantes das Entidades Governamentais de ATER + 2 Representantes de Órgãos Públicos (Executivo, Legislativo, Judiciário).

Sociedade Civil 2/3 = 12 (9 Representantes da Agricultura Familiar (75%) + 3 Representantes ONGs Prestadoras de Serviços de ATER (25%)

A realização da 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – 1ª CNATER e de todas as etapas que a antecedem, constitui-se numa importante referência no processo de implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e da Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PEATER), bem como, na efetivação dos instrumentos previstos na Lei 12.188/2010 e suas regulamentações. Como parte do processo preparatório da 1ª CNATER serão realizadas a Conferência Estadual, Conferências Territoriais e Eventos/Reuniões Municipais.

As Conferências Territoriais, Estadual e Nacional de ATER deverão assumir um caráter político, formativo e de mobilização e promover o debate sobre os avanços e desafios para a ampliação e qualificação da oferta da assistência técnica para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

Afonso Florence, Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, em sua apresentação da Conferência destacou: “... Como expressão da consolidação da Política Nacional de Ater, foi aprovada e sancionada a Lei 12.188/2010, uma demonstração clara do esforço do governo e da sociedade para aperfeiçoar as políticas de modo que venham, efetivamente, atender às demandas do meio rural. O ambiente de debate da Lei estabeleceu a necessidade de construir diretrizes que respondam aos novos desafios apontados para a Ater no Brasil. Dessa forma, estamos realizando a 1ª Conferência Nacional de Ater para que os diversos atores do processo de desenvolvimento rural dialoguem sobre os rumos desse importante e estratégico serviço público. A Conferência se realiza com o propósito de consolidar uma Ater para a diversidade da agricultura familiar, compreendida no âmbito da Lei 11.326/2006, permitindo a qualificação e ampliação dos serviços de forma republicana, tendo como horizonte, sempre, o desenvolvimento sustentável do Brasil rural.” ...

FELIZ ANO NOVO!

Que no Ano Novo tudo se complete

Que seja a paz a mola mestra principal

Que seja o amor o caminho a seguir

Que seja o sonho completo afinal

Desejo a você um 2012 venturoso

Terno, muito feliz, de sucesso e carinhoso

Que o bem, enfim, triunfe sobre o mal

Votos de,

Pedro Son e todos que fazem o jeremoabo.com,


Sec Bahia divulga Edital de Seleção com vagas para Jeremoabo

 Secretaria divulga edital de seleção para 3.302 vagas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abriu seleção com 1093 vagas para professor e 2209 para assistente de atividade administrativa, ambos em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As vagas para professor são, em sua maioria, nas disciplinas Matemática, Física e Química, mas existem vagas também em outras áreas, com exceção de Língua Portuguesa. Os professores selecionados irão atuar nas localidades que não tiveram aprovados no concurso realizado este ano, do qual a Secretaria já convocou 3.261 candidatos.

Podem participar da seleção de professores, profissionais de nível superior com licenciatura ou bacharelado e também estudantes de licenciatura a partir do sexto semestre. Para assistente de atividade administrativa, é necessário ter nível médio completo.  Em Salvador e Região Metropolitana, são 64 vagas para docentes e 813 para a outra função.

O edital Já foi divulgado na sexta-feira (30/12) no Diário Oficial do Estado e a inscrição acontece de 4 a 12 de janeiro e será realizada exclusivamente no site www.consultec.com.br. A prova vai acontecer no dia 29 de janeiro em todas as cidades-polo das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado e os aprovados estarão nas escolas da rede estadual de ensino para o início do ano letivo de 2012.

“Os novos profissionais vão complementar o quadro de servidores nas unidades escolares, fortalecendo o processo educacional e garantindo o direito de aprender a todos os estudantes da rede estadual”, disse Claudia Cruz, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado.

A inscrição custa R$ 17,44 para os candidatos a assistente de atividade administrativa, R$ 32,44 para professores e só será efetivada com o pagamento do boleto que é gerado no site da Consultec. Os rendimentos iniciais para professores variam de R$ 779,20 a R$ 976,78. Para o cargo administrativo, a remuneração é equivalente ao salário mínimo.

As provas vão ser compostas por 50 questões. Para professor, são 30 questões de conhecimentos gerais (15 de Língua Portuguesa e 15 de conhecimentos contextuais) e 20 de conhecimentos específicos (10 de conhecimentos específicos da organização dos sistemas de ensino e 10 de conhecimentos por área / disciplina). Para assistente de atividade administrativa também são 30 de conhecimentos gerais (só que 15 de Língua Portuguesa e 15 de conhecimentos contemporâneos) e 20 de conhecimentos específicos.

Na DIREC 10, área onde está incluído nosso município, as vagas são:

PROFESSOR,             Abaré, uma vaga para professor de Matemática

Paulo Afonso, uma vaga para professor de Matemática e um de Física

Sítio do Quinto, uma vaga para professor de Artes

 

Assistente Administrativo

ABARE

6

CHORROCHO

5

CORONEL JOAO SÁ

4

GLORIA

4

JEREMOABO

9

MACURURE

4

PAULO AFONSO

14

PEDRO ALEXANDRE

6

RODELAS

5

SANTA BRÍGIDA

5

SITIO DO QUINTO

4

TOTAL E VAGAS

66

Acesse aqui o Edital completohttp://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/edital_01_2011_reda.pdf

Professor: veja as vagas disponíveis por Direchttp://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/professor_direc.pdf

Assistente Administrativo: veja as vagas por municípiohttp://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/ADM_municipio.pdf

Conteúdos Programáticoshttp://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/conteudos_programaticos.pdf

Fonte: pesquisa no site www.sec.ba.gov.br (Pedro Son)

 


Jeremoabo: Contas da Prefeitura são rejeitadas

Jeremoabo: Contas da Prefeitura são rejeitadas

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (27/12), rejeitou as contas da Prefeitura de Jeremoabo, relativas ao exercício de 2010, sob administração de João Batista Melo de Carvalho.

O relator, Conselheiro Fernando Vita, recomendou a formulação de representação ao Ministério Público, imputou multa de R$ 8 mil e determinou o recolhimento aos cofres públicos municipais de R$ 72.346,68, sendo R$ 64.255,43 referentes à ausência dos originais de processos de pagamento, caracterizando ausência de comprovação de despesa, e R$ 8.091,25 concernentes à saída de numerário de conta bancária sem a devida comprovação. O gestor ainda pode recorrer da decisão.

O Município de Jeremoabo apresentou uma receita arrecadada de R$ 37.369.002,49 e uma despesa executada de R$ 38.021.854,52, demonstrando um déficit orçamentário de execução de R$ 652.852,03.

O mérito das contas foi comprometido em função do descumprimento do art. 212, da Constituição Federal, vez que a Prefeitura aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino o total de R$ 15.548.228,89, equivalente a 24,67%, sendo o mínimo exigido de 25%.

O pronunciamento técnico também registrou a ocorrência de casos de processos licitatórios não encaminhados e ausência de licitação, em inobservância ao disposto na Lei Federal nº 8.666/93; falhas técnicas na abertura e contabilização de créditos adicionais; baixa cobrança da Dívida Ativa Tributária.

Nota do site: Como cabível, informa a Prefeitura deverá apresentar recurso antes do julgamento das contas pela Câmara Municipal quando as Contas serão julgadas definitivamente.