II Copa Rural: Regulamento Completo

II COPA RURAL DE FUTEBOL JEREMOABENSE

 

R E G U L A M E N T O

 

CLUBES PARTICIPANTES

ART. 1º: Participarão da II COPA RURAL DE FUTEBOL JEREMOABENSE as equipes sediadas na zona rural do município de Jeremoabo, devidamente inscritas até o prazo divulgado pela Comissão Organizadora;

 

FORMA DE DISPUTA

 

ART. 2º: O Campeonato será disputado em 04 (quatro) fases distintas, sendo as 02 (duas) primeiras classificatórias, a terceira fase semifinal e a quarta fase final.

 

DAS FASES CLASSIFICATÓRIAS

 

ART. 3º: PRIMEIRA FASE “CLASSIFICATÓRIA” - As equipes disputarão os seus jogos em zonais que obedecerão a critérios de agrupamentos micro-regionais, sendo definidas da seguinte forma:

 

ZONAL

REGIÃO

POVOADOS

1

TAPERA

ADRIANA; ALTO DA TAPERA; BOA VISTA; LAGOA DO RASO; MAXIXE (FORÇA JOVEM); OLHO DÁGUA (CAATINGA SHOW); SITIO TAPERINHA

2

MALHADA VERMELHA

BAIXA DA MATA; BOLAS; ESTALEIRO DE CIMA; ITAPICURU; MALHADA VERMELHA; MURITI; PAU DÁGUA; TANQUE DE CIMA;

3

MONTE ALEGRE

COELHO; KM 22; MONTE ALEGRE; ROMPE GIBÃO;

4

ALVORADA

ALVORADA; ASSENTAMENTO PARAISO; BAIXA DA PEDRA; CARITÁ; CORDÃO; CORINTHIANS BAIXA DA PEDRA; FEIRA NOVA; ; LAGOA GRANDE

5

LAGOA DO MATO

BOA SORTE; LAGOA DO MATO; PEREIROS; PEDRA DE DENTRO; e RIACHO SÃO JOSÉ

6

CIRICA

CIRICA; LAGOA DO INÁCIO; TRANQUEIRA E VIRAÇÃO

7

ÁGUA BRANCA

ÁGUA BRANCA I; AGUA BRANCA II ; BRANCOS; BREJO GRANDE (BELO MONTE); CARNAÍBA; INCOZEIRA; LAGES; LAGOA DO MATO DO SERTÃO

 

§ 1º. Dependendo do número de inscritos em cada zonal, a Comissão Organizadora poderá reagrupar de forma diferente da prevista neste artigo.

§ 2º. Os jogos serão realizados no sistema de ida e volta, e os perdedores estão eliminados da Copa, na forma da tabela anexa.

 

§ 2º. O sorteio dos jogos será dirigido de modo que o povoado mais populoso enfrente, nesta primeira fase, o povoado menos populoso.

 

§ 3º. Será classificada uma equipe de cada zonal para a fase SEMIFINAL;

 

ART. 4º: SEGUNDA FASE “SEMIFINAL” – Nesta segunda fase ocorrerá o cruzamento dos classificados, nos zonais, da seguinte forma:

Grupo 1: Zonal 1 x Zonal 2

Grupo 2: Zonal 3 x Zonal 4

Grupo 3: Zonal 5 x Zonal 6

Grupo 4: Zonal 7 x perdedor de melhor campanha nos zonais

§ 1º. Os jogos serão realizados no sistema de ida e volta, sem vantagem de nenhuma equipe, e os perdedores estão eliminados da Copa.

§ 2º. Serão classificados para a fase FINAL os vencedores de cada grupo;.

 

§ 3º. Para definição do perdedor de melhor campanha será utilizado os seguintes critérios:

  1. Maior número de pontos ganhos;
  2. Maior saldo de gols (gols marcados menos gols sofridos);
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Menor número de gols sofridos;
  5. Sorteio;

 

ART. 5º: TERCEIRA FASE “FINAL” – as 04 (quatro) associações serão divididas em 02 (duas) chaves sendo:

GRUPO 1

GRUPO 2

Vencedor do Grupo 1 da Semifinal e Vencedor do Grupo 2 da Semifinal

Vencedor do Grupo 3 da Semifinal e Vencedor do Grupo 4 da Semifinal

§ 1º. Os jogos serão realizados em jogo único e os perdedores estão eliminados da Copa.

§ 2º. Em caso de empate haverá cobrança de penalidades para definição do vencedor;

 

§ 3º. Para definição das equipes de melhor campanha será utilizado os seguintes critérios:

  1. Maior número de pontos ganhos;
  2. Maior saldo de gols (gols marcados menos gols sofridos);
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Menor número de gols sofridos;

§ 4º. A partir desta fase os jogos serão realizados no Estádio João Isaias Montalvão, salvo motivo de força maior, onde a Coordenação do Torneio poderá determinar outro local.

 

ART. 6º: QUARTA FASE “FINALISSIMA” - As equipes vencedoras dos Grupos 1 e Grupo 2 da Final jogarão entre si em 02 (duas) partidas para definição do título;

 

§ ÙNICO: O local dos jogos desta fase serão no Estádio João Isaias Montalvão, salvo motivo de força maior, onde a Coordenação do Torneio poderá determinar outro local.

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

ART. 7º: Em caso de empate entre 02 (duas) ou mais equipes, inclusive na fase FINALISSIMA, em número de pontos ganhos ao término de cada fase disputada, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a)  Maior número de pontos ganhos;

b) Maior número de vitórias;

c) Confronto direto;

d) Melhor saldo de gols;

e) Maior número de gols marcados;

f)  Menor número de gols sofridos no geral disputados;

g) Penalidades;

 

§ único: O critério de desempate previsto na letra “C” do presente artigo será utilizado somente quando houver empate entre duas associações. Nos demais casos prevalecerão os critérios das letras, “A, B, D, E, F, G”.

INSCRIÇÃO DE ATLETAS

 

ART. 8º: Somente poderão tomar parte nas partidas os atletas regularmente inscritos no Campeonato no prazo determinado pela Comissão Organizadora.

§ 1º. As equipes serão formadas por atletas exclusivamente do município de Jeremoabo, que aqui residam e vivam.

 

§ 2º. Poderão ser inscritos, em cada equipe, até 06 (seis) atletas filiados à Liga Jeremoabense que tenha disputado a Segunda Divisão do Campeonato Jeremoabense de Futebol e mais um goleiro filiado à Liga que tenha disputado quaisquer divisões.

 

ART. 9º: Cada equipe poderá substituir, durante as partidas, em qualquer tempo de jogo, no máximo 05 (cinco) atletas, sendo vedada a substituição de atletas expulsos de campo pelo árbitro ou volta de atleta já substituído.

 

ART. 10º: Poderá ser exigido documento, antes da realização da partida, se ocorrer dúvidas, a critério da equipe adversária ou representante da comissão organizadora. 

ART. 11: Nenhum atleta poderá participar do campeonato por mais de uma associação.

 

DOS HORÁRIOS – LOCAIS – JOGOS e DURAÇÃO

ART. 12: A Comissão Organizadora determinará os horários dos jogos com antecedência mínima de 72 (setenta e duas), através de nota oficial, (escala de horários, locais e arbitragem) afixada no quadro geral de aviso da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal e divulgada pela imprensa local.

 

ART. 13: Os horários dos jogos deverão ser rigorosamente obedecidos pelos árbitros, representantes e disputantes, sendo permitido mudança conforme comum-acordo firmado pelas equipes interessadas e homologadas pela Comissão Organizadora desde que não firam direitos e interesses de terceiros.

$ único: Este acordo deverá ser protocolado pelas equipes interessadas até as 18:00 horas da última quinta-feira que antecede a partida.

 

ART. 14: Nenhuma partida poderá deixar de ser realizada pelo não comparecimento do árbitro principal, cabendo ao representante da Comissão Organizadora a escolha de um elemento para ocupar a função de árbitro da partida.

 

ART. 15: Para as partidas haverá tolerância de 20 (vinte) minutos, a partir do horário determinado para início do jogo.

$ único: Quando se tratar de rodada dupla, a tolerância será apenas para a primeira partida.

 

ART. 16: Cada associação deverá obrigatoriamente apresentar um campo em condições mínimas da realização da partida, a ser vistoriada pela Comissão Organizadora, ficando a Comissão no direito de marcar o jogo para o local que for possível, mesmo que seja no campo do adversário.

ART. 17: Os jogos obedecerão aos seguintes horários:

Jogo simples: pela manhã, às 9 horas

Jogo simples: pela tarde, 15:30 horas (1º. Jogo) e 15:00hs (2º. Jogo da fase)

Rodada dupla: pela tarde, 1º. Jogo às 13:30 hs e 2º. Jogo às 15:30 hs

ADIAMENTO – ANTECIPAÇÃO – ANULAÇÃO e SUSPENSÃO DE PARTIDA

 

ART. 18: Qualquer partida, em virtude de mau tempo, ou por motivo de força maior, poderá ser adiada, pelo representante da Comissão Organizadora, depois de ouvido o árbitro da partida, antes do jogo;

 

ART. 19: O árbitro é a única autoridade competente para decidir, no campo de jogo, por motivo relevante ou força maior, o adiamento, a interrupção ou suspensão de uma partida.

 

ART. 20: Uma partida só será interrompida ou suspensa quando ocorrer os seguintes motivos que impeçam sua continuidade:

a) Falta de garantia;

b) Conflitos ou distúrbios graves, no campo ou no estádio;

c) Mau estado do campo, que o torne impraticável para a pratica do futebol;

d) Falta de iluminação.

 

ART. 21: Nos casos previstos nas alíneas *A**, *C*, *D*, do artigo anterior, a partida só será suspensa se, pelo menos após 30 (trinta) minutos do inicio da interrupção, não cessarem os motivos que impediram a sua continuação.

 

ART. 22: As partidas suspensas antes de esgotado o tempo regulamentar por quaisquer dos motivos enunciados *A*, *B*, do artigo 20 voltarão a ser jogadas integralmente, se nenhuma das duas associações houver dado causa a suspensão no momento que se deu o fato, cabendo a Comissão Organizadora designar dia, local e horário da nova partida.

 

ART. 23: Se a partida houver sido suspensa nos casos previsto nas alíneas *C*, *D*, do artigo 34 por motivo fortuito, desde que não tenham sido jogados mais de 50% do tempo de jogo (primeiro e segundo tempo), será novamente disputada integralmente, em dia, hora e local designado pela Comissão organizadora.

 

Parágrafo único - Caso tenham jogado mais de 50% do tempo de jogo (primeiro e segundo tempo), a Comissão organizadora marcará data para continuidade da partida, independentemente do resultado até o momento da interrupção, com os mesmos atletas que houverem assinado a sumula do jogo.

 

ART. 24: Se a suspensão da partida prevista no artigo 20 letras *C*, *D*, ocorrer nos últimos 15 (quinze) minutos do segundo tempo, considerar-se-á encerrada, prevalecendo o resultado existente no momento da suspensão, desde que a Comissão organizadora homologue o resultado.

 

ART. 25: Só poderão participar da nova partida os atletas que tinham condições na data da partida suspensa e que não estejam cumprindo pena de suspensão na data da nova partida.

 

ART. 26: A Comissão Organizadora, no interesse do campeonato ou por motivo de força maior, poderá adiar ou antecipar partida, bem como homologar acordo neste sentido, firmado pelas partes interessadas, desde que não firam direitos ou interesses de terceiros.

 

ART. 27: Nenhuma licença será concedida para a realização de jogos amistosos, que provoque o adiamento dos jogos estabelecidos pela tabela do Campeonato.

 

DAS AUTORIDADES

 

ART. 28: As autoridades para as partidas serão designadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA como segue:

a) Os árbitros e assistentes;

b) Os representantes pelo Comissão organizadora.

 

DAS RESPONSABILIDADES

 

Art. 29: As associações que abandonarem, sem justa causa à disputa do campeonato, ou deixar de comparecer em campo para realizarem seus jogos sofrerá punições cabíveis;

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

ART. 30: Durante o campeonato amador da atual temporada, será observado o uso dos cartões amarelos e vermelhos, conforme legislação especificada em vigor:

03 (três) cartões amarelos

Cumpre uma partida de suspensão automática

Cartão vermelho

Cumpre uma partida de suspensão preventiva

$ único: Dependendo da gravidade da situação cometida por estes atletas, os mesmos poderão sofrer penalidades maiores.

 

ART. 31: A Associação que tiver o mando de campo e provocar tumultos (por diretores, atletas ou invasão de campo por parte de torcedores), estará sujeita às seguintes sanções:

 

§ 1º. A Comissão organizadora poderá administrativamente punir a associação causadora, com perda de mando de campo de 01 (uma) a 03 (três) partidas;

 

§ 2º. Caso os tumultos e invasões sejam provocados por diretores, atletas e torcedores das associações visitantes, estas sofrerão as mesmas punições previstas nos parágrafos anteriores.

 

§ 2º. Dependendo da gravidade da situação cometida poderão ser atribuídas penalidades maiores.

 

ART. 32: Compete à COMISSÃO ORGANIZADORA interpretar as disposições deste regulamento, bem como resolver as dúvidas e omissões que surgirem;

 

ART. 33: Todas as denúncias de fraudes, corrupções, subornos ou demais atos lesivos à competição deverão ser protocolados na secretaria da COMISSÃO ORGANIZADORA em até 72 (setenta e duas) horas após a realização da partida (exceto sábado, domingo ou feriado). Caso ocorra esta situação o prazo será estendido até o próximo dia útil até as 18h00min na secretaria da COMISSÃO ORGANIZADORA.

 

ART. 34: O campeão e o vice-campeão terão acesso à Segunda Divisão do Campeonato Jeremoabense de 2013, havendo interesse e condições de participação.

Parágrafo Único: Esta prerrogativa ainda depende de aprovação pela Liga Jeremoabense de Futebol em Assembléia com seus filiados;

 

ART. 35: Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Diretoria da Liga Comissão organizadora.

 

 

Jeremoabo-BA, 08 de Novembro de 2011

 

_________________________________

PEDRO PEREIRA DA SILVA FILHO

Secretário Municipal de Educação e Esportes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar