JEREMOABO-BA: SEMINÁRIO DE APICULTURA ATRAIU DIVERSOS PRODUTORES

 

O mel pode ser a redenção para nosso desenvolvimento 

 JEREMOABO-BA: SEMINÁRIO DE APICULTURA ATRAIU DIVERSOS PRODUTORES

Há temos que chamamos a atenção para o que pode ser a redenção para o desenvolvimento de Jeremoabo BA: o mel. Em 2013 éramos o maior produtor do Estado da Bahia e o sexto maior do Brasil, chegando a ser o quarto maior produtor do Brasil em 2015.

MEL DE ABELHA

ANO

PRODUÇÃO

POSIÇÃO NA BAHIA

POSIÇÃO NO BRASIL

2006

84 toneladas

3º.

51º.

2013

196 toneladas

1º.

6º.

2014

380 toneladas

1º.

5º.

2015

435 toneladas

2º.

4º.

2017

130 toneladas

6º.

41º.

 

Em 2017 tivemos uma baixa considerável de produção em função das secas. Em 2019 há uma expectativa de termos a maior produção da história, conforme observações dos próprios produtores que sorriem com muitos deles já tendo colhido mais de quatro vezes este ano. Ou seja, voltaremos, não tenho dúvida as melhores colocações no Brasil.

Porisso, as atenções voltam-se para o setor. Ainda este ano acontece o VII Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura que será realizado na cidade de Seabra de 23 a 25 de outubro de 2019, que terá como tema "Preservar, produzir & comercializar".

A Prefeitura de Jeremoabo, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico em parceria com o SEBRAE, realizou nesta última terça-feira (27.08), o II SEMAPIS (Seminário dos Apicultores do Semiárido Baiano) que contou com a presença de representantes do SEBRAE, CAR, SENAR, SETAF, Banordeste, Associações Rurais e Cooperativas, com palestras de renomados professores, como Lana Klarton, da UFRB e Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, da UFRB.

O evento reuniu mais de 350 pessoas com a participação de representações de várias regiões do município produtoras de mel e de outros municípios vizinhos como Sítio do Quinto; cooperativa. Associações e estudantes do CETEP (antiga Escola Agrícola)

Com informações da Secretaria de Agricultura de Jeremoabo BA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar