Jeremoabo BA: Delegação Internacional visita Baixa dos Quelés e Baixão de Cima

 

 As visitas foram da organização HUMANA BRASIL 

 

Jeremoabo BA: Delegação Internacional visita Baixa dos Quelés e Baixão de Cima

A equipe da HUMANA Internacional, entidade responsável pelo projeto MAIS GESTÃO, em andamento nas comunidades de Baixa dos Quelés e Baixão de Cima, estiveram visitando nosso município, para uma ação de campo (Fild Action), para conhecimento das comunidades e verificação do andamento do projeto.

A delegação era composta de representantes da organização internacional e técnicos brasileiros que atuam no projeto. Estiveram presentes os estrangeiros Pier (Dinamarca), Peter (Zimbabwe) e Jhoer (Zimbabwe) e Mallen (Argentina), acompanhados do Coordenador do Projeto, Júnior Simões; das técnicas de base que acompanham os empreendimentos, Andréa Almeida e Maria da Paixão, e das técnicas Gleicia Almeida e Silvanei Barbosa.

O primeiro encontro ocorreu na comunidade de Baixa dos Quelés, dia 03.05, onde foi realizada uma atividade de levantamento produtivo comercial da comunidade, sendo um momento também de conhecimento da área, sendo efetuadas visitas à Casa do Mel e aos quintais produtivos das agricultoras Valdice e Aurora, seguido de um bate papo com a comunidade, com apresentação da delegação. Na oportunidade, Pedro Son efetuou uma mini palestra sobre o “negro em Jeremoabo”, contextualizando o movimento quilombola e mostrando, para conhecimento, algumas danças e atividades culturais quilombolas em vídeo.

No dia 04.05, a delegação se fez presente na comunidade de Baixão de Cima, contando com a presença também de comunidades quilombolas vizinhas, que teve a participação da ASCOOB Cooperar, unidade de Canudos, que veio fazer uma apresentação da instituição, seguido novamente de um bate papo com a comunidade, e fala também de Pedro Son sobre o movimento negro e apresentação cultural ao vivo com dança quilombola apresentado pela comunidade.

Foram momentos riquíssimos de troca de informações, com as comunidades avaliando muito positivamente os encontros. Peter (Zimbabwe) destacou, em inglês, traduzido por Pier (Dinamarca) que fala português, que “somente unidos em associações ou organizações poderemos conseguir o que queremos” e colocou todo mundo para falar inglês, repetindo aquilo que ele dizia.

A HUMANA BRASIL

A Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil) foi fundada em maio de 2007 como uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é estimular o desenvolvimento no seu sentido mais amplo, especialmente por meio do estabelecimento e execução de projetos que visam compartilhar conhecimento, habilidades e capacitação aos indivíduos e às comunidades que necessitem de auxílio para superar a pobreza e as circunstâncias desumanas em que vivem.

A Humana Brasil é uma das 31 associações federadas ao Movimento Internacional Humana People to People que opera centenas de projetos em mais de 40 países.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar