Jeremoabo-BA: Reunião com moradores na Baixa dos Quelés teve apresentação de projeto

 

 O Projeto ATER MAIS GESTÃO chega à Baixa dos Quelés 

 Jeremoabo-BA: Reunião com moradores na Baixa dos Quelés teve apresentação de projeto

Ontem (17.03) pela manhã, os moradores do povoado Baixa dos Quelés estiveram reunidos com técnicos da “HUMANA” entidade de foro mundial e que tem auxiliado no desenvolvimento de comunidades localizadas em zonas de baixo IDH.

A comunidade acaba de ser contemplada no programa “ATER MAIS GESTÃO”, cujo objetivo é a execução de serviços de Ater destinados a qualificação d gesto em empreendimentos coletivos de agricultoras e agricultores familiares. A ação encontra-se dentro do Projeto Caminhos da Gestão e é fruto da Chamada Pública 06/2018, Lote 20, de iniciativa da ANATER e que em Jeremoabo BA contemplou também Cooperativa de Apicultores do município e a Associação de Baixão de Cima.

O evento destinou-se a apresentação do projeto, conduzidas pelas técnicas Maria da Paixão, Andréa Almeida e Gleicia Almeida, demonstrando a HUMANA e sua atuação pelo mundo e no Brasil, as linhas do projeto e as etapas e fases da ação que será desenvolvida na comunidade por dois anos.

Em seguida aberta para as dúvidas e intervenções, Pedro Son, presente na reunião, destacou a força do projeto que chega numa área realmente necessária para as associações comunitárias; Zé Romildo contextualizou a comunidade e suas lutas e demonstrou a preocupação com a questão ambiental, Arnaldo, agente de saúde, fez uma explanação da comunidade e o estágio atual da associação e o presidente da Associação Messias, demonstrou sua alegria e felicidade de receber mais este projeto.

Para Maria da Paixão “embora se saiba da importância da gestão para eficiência dos empreendimentos, muito pouco se conhece sobre as práticas de gestão. O que pretendemos é ajudar a associação a superar suas dificuldades, mostrar as potencialidades e possibilitar acesso a uma gestão de qualidade”.

Estiveram presentes moradores da Baixa dos Quelés, Olhos D’água e Baixa da Lagoa, entidades componentes do processo de certificação conjunto como comunidades quilombolas.

A HUMANA BRASIL

A Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil) foi fundada em maio de 2007 como uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é estimular o desenvolvimento no seu sentido mais amplo, especialmente por meio do estabelecimento e execução de projetos que visam compartilhar conhecimento, habilidades e capacitação aos indivíduos e às comunidades que necessitem de auxílio para superar a pobreza e as circunstâncias desumanas em que vivem.

A Humana Brasil é uma das 31 associações federadas ao Movimento Internacional Humana People to People que opera centenas de projetos em mais de 40 países.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar