Jeremoabo-BA: Conselho de comunidades quilombolas realizou reunião ordinária

Categoria: Política
Criado em Segunda, 11 Fevereiro 2019 14:06
Publicado em Segunda, 11 Fevereiro 2019 14:06
Escrito por Pedro Son
Acessos: 210

 

 As reuniões acontecem mensalmente e visam planejar e organizar o movimento 

 

Jeremoabo-BA: Conselho de comunidades quilombolas realizou reunião ordinária

O Conselho de Comunidades Quilombolas reúne, informalmente, todas as comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombos do município de Jeremoabo BA e reúnem-se periodicamente para planejamento de ações e discussões de ações de interesse do grupo.

Sob a presidência de José Romildo dos Santos, da Baixa dos Quelés, realizou mais uma reunião que aconteceu sábado (09.02), no Salão Paroquial e contou com diversos representantes das comunidades.

A reunião foi abrilhantada com o a notícia oficial do reconhecimento das comunidades reunidas de Sítio Alagoinhas, Adriana e Bananeirinha, que agora elevam para 12 (doze) o número de comunidades reconhecidas no município.

Outras pautas tratadas foram:

1.     Marcado o próximo intercâmbio de comunidades que será dia 24.03 na comunidade de Sitio Alagoinhas e em celebração do recebimento da outorga como comunidade remanescente de quilombos;

2.     PNAE: destacou-se a importância de que as comunidades participem da Chamada Pública quando forem abertas. Está se aguardando a Secretaria de Educação iniciar os procedimentos;

3.     FEIRA DA AGRICULTURA: as comunidades já iniciaram a feirinha, na sexta e sábado, com as barracas localizando-se ali na frente da Dinossauro presentes. Entretanto, o local não está sendo respeitado, inclusive com alocação de outras barracas de outros municípios que vem atrapalhando o bom funcionamento da feirinha. Decidiu-se que uma comissão irá procurar o Secretário de Administração para tentar uma solução;

4.     ENCONTRO EM SALVADOR: Santana repassou o encontro acontecido em Salvador dias 29, 30 e 31.01.2019 reunindo diversos municípios onde foi efetuado uma análise de conjuntura. O Conselho deliberou a participação de membros do Conselho nas próximas reuniões.

5.     DEMARCAÇÃO DAS TERRAS: foi repassada a reunião ocorrida em Baixa dos Quelés com a participação do CDA que veio dar informes sobre o processo de demarcação e terras quilombolas.

Da reunião participou também Hélio, presidente da Cooperativa de Mel, que trouxe alguns pontos para debate a respeito do mel e convidar para reunião que vai acontecer na próxima segunda-feira, 11.02, 14 hs na sede da cooperativa e que vai ratar do projeto “Mais Gestão”.